O director do gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação do Interior no Huambo, Martinho Kavita Satito, elogiou hoje, domingo, a postura da população durante a passagem de ano, decorrida de forma tranquila e pacífica.
Ao falar à imprensa, o também superintendente-chefe da Polícia Nacional, disse que a transição decorreu, de forma tranquila, calma e pacífica, sem o registo de ocorrências que preocupam as forças da ordem pública, devido ao comportamento demonstrado pelos cidadãos.
Referiu que a população se absteve das práticas capazes de comprometer o clima de paz e de segurança pública.
Segundo o responsável, apesar da intensa chuva, vários cidadãos se fizeram às ruas da cidade do Huambo e arredores para celebrar, o regresso das festas de passagem de ano.
“Até ao momento, não se registou nada de anormal, pois os cidadãos souberam, de forma inteligente, interpretar o verdadeiro sentido da ocasião que deve ser vivida com responsabilidade”, enfatizou.
Durante a transição de ano, foram realizadas várias operações pelos orgãos executivos do Ministério do Interior, que consistiram em vistorias dos cais de festas de fim de ano, assim como em ruas e bairros, com o propósito de flagrar possíveis actos de incivilidades e reprimir as acções que atentarem contra a ordem e a tranquilidade públicas.
Para o efeito, o Departamento de Trânsito e Segurança Rodoviária da Polícia Nacional montou vários postos, onde interpelou dezenas de automobilistas e motociclistas, sobre a necessidade do cumprimento das normas do Código de Estrada, no quadro das acções de prevenção e combate à sinistralidade rodoviária.
Durante a operação, iniciada no passado dia 29, com duração de 15 dias, os utentes da via foram, igualmente, submetidos a testes de alcoolemia, para se determinar o nível de etanol no sangue.
Referia-se que o gabinete local da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na legalizou 73 solicitações para festas de fim de ano, sendo 41 no município do Huambo, 12 no da Caála, oito no Bailundo, enquanto o Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Longonjo e Ucuma, têm duas cada.
Com uma extensão territorial de 35 mil e 771 quilómetros quadrados, vivem na província do Huambo mais de dois milhões 600 mil habitantes, distribuídos pelos 11 municípios: Bailundo e Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.