26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Médicos angolanos paralisam serviços por uma hora em protesto

PARTILHAR
FONTE:Angop

Os médicos angolanos paralisam, na segunda-feira, 27, os seus serviços durante uma hora, em solidariedade a um colega agredido pela família de uma paciente, na província de Benguela.

O médico António Dungula, do Hospital Geral de Benguela, foi alvo de agressão física em pleno exercício das suas actividades, após ter reanimado, sem sucesso, uma paciente, no momento de comunicar o óbito aos familiares da mesma.

Segundo Adriano Manuel, membro do sindicato dos médicos angolanos, que avançou a informação à ANGOP, trata-se de protesto pacífico contra a agressão do colega.

Para o sindicalista, o sucedido configura uma ameaça ao bom exercício da medicina em Angola e uma violação aos direitos e deveres dos médicos, balizados nos estatutos da Ordem dos Médicos de Angola (OMA).

Pretende-se, adiantou, chamar a atenção ao Estado angolano para a criação de melhores condições de serviços para poderem prestar um serviço de qualidade.

Adiantou que a paralisação será apenas em consultas externas e outros serviços, excluindo-se os bancos de urgências, cuidados intensivos e os serviços de Hemodiálise.

Adriano Manuel afirmou que o colega foi vítima do sistema nacional de saúde que não é das melhores.

“O nosso colega foi vítima do sistema nacional de saúde que não é dos melhores. Se o hospital tivesse um número de médicos suficientes nas enfermarias, provavelmente a paciente não teria perdido a vida. A paciente e o nosso colega não deixam de ser vítimas do sistema nacional de saúde”, disse.

O especialista considera importante chamar a atenção dos governantes para a necessidade de se criarem condições para que se pratique uma medicina de qualidade e para que se possa tratar bem os pacientes.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Eleições: Tribunais passam “atestado de incompetência” à CNE

Tribunais moçambicanos anularam diversas votações em Moçambique. Analistas dizem que este é o reconhecimento das queixas da oposição de...

Luanda: Associação acusa políticos de “atiçarem protestos”

Presidente da Associação dos Motoqueiros disse hoje que protesto de mototaxistas foi motivado por políticos para desestabilizar a governação....

Trabalhadores da Empresa de Pontes de Angola em protesto contra 7 anos sem salários

Trabalhadores da Empresa Nacional de Pontes (ENP) de Angola, dada como falida pelas autoridades, protestaram na segunda-feira, 28, contra...

As chocantes imagens da violência em Paris após um protesto contra um ataque que deixou 3 mortos

Atos violentos abalaram o centro de Paris neste sábado, após um protesto pela morte a tiros, na sexta-feira, de...