26.8 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Marrocos quer solução equilibrada entre Israel e Palestina

PARTILHAR

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Africana e Marroquinos que Vivem no Estrangeiro, Nasser Bourita afirmou recentemente em Negev (Sul de Israel) que “sua Majestade o Rei Mohammed VI sempre apoiou a solução de dois Estados vivendo lado a lado e o estabelecimento de um Estado palestino baseado nas fronteiras de 1967 com Al-Quds-Est como capital”.

Bourita disse que foi a Neguev em cumprimento de “instruções de Sua Alteza Real Mohammed VI por ser uma força que trabalha pela paz e dizer que é possível uma solução para a questão palestina e o conflito israelo-árabe”. Bourita exprimiu esse desejo do Rei na cúpula diplomática que reuniu, em Negev, os chanceleres dos Estados Unidos, Israel, Marrocos, Bahrein, Egipto e Emirados Árabes Unidos.

Insistindo na necessidade de se construir um novo impulso para a paz e dar passos concretos, abrindo perspectivas mais animadoras para os povos de toda a região do Médio Oriente, o governante indicou que “devemos ganhar impulso em passos concretos que as pessoas sintam e que contribuam para melhorar a vida do mundo e abrir perspectivas promissoras para a juventude e os povos da nossa região”, acrescentando que “o dinamismo regional é muito importante, assim como a estabilidade regional para fortalecer a paz entre Israel e Palestina, e Marrocos desempenhou um papel pioneiro no processo de paz no Médio Oriente, e hoje também está pronto para contribuir para dar um novo impulso a este dinâmico”.

Destacando que “acreditamos verdadeiramente na paz, não na paz em que nos ignoramos, mas na paz baseada na construção de valores e interesses comuns e na paz que nos afaste da guerra”, o titular dos Negócios Estrangeiros marroquino expressou a sua consideração e gratidão pelo papel desempenhado por Washington no apoio ao processo de paz no Médio Oriente, afirmando que “os Estados Unidos sempre foram um parceiro confiável com o qual podemos contar para construir a paz”.

O ministro observou ainda que a cúpula do Negev trouxe muitas mensagens positivas aos habitantes da região, “mas também mensagens claras e firmes para quem trabalha diretamente ou por meio de auxiliares, de que estamos aqui para defender os nossos valores e interesses e proteger essa dinâmica”.

Depois de condenar o ataque que atingiu a cidade de Hadera, no Sul de Haifa, destacou que “a nossa presença é a melhor resposta a esses ataques”, enfatizando a necessidade de preservar a segurança e os interesses de Israel.
 - portal de angola
Boas relações

Referindo ainda que o reatamento das relações entre Marrocos e Israel “não foi uma decisão oportunista, mas tomada com convicção”, Bourita lembrou, neste contexto, os fortes laços existentes entre o Reino e a comunidade, e o envolvimento do Reino no processo de paz.

Olhando para as perspectivas para as relações marroquinas-israelenses, o ministro salientou que muitos progressos foram feitos desde a assinatura da declaração tripartida em Rabat, citando as numerosas visitas feitas em ambos os lados, o lançamento de companhias aéreas, bem como a organização de encontros e encontros intensos.

A este respeito, indicou que estas relações experimentarão em breve uma importante dinâmica que contribuirá ainda mais para o fortalecimento dessas relações em vários campos, particularmente no aspecto diplomático.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Cinco capacetes azuis ficam feridos no sul do Líbano; Israel intensifica bombardeios

Um bombardeio israelita, matou nesta quinta-feira (7), três civis e feriu cinco capacetes azuis da ONU no sul do...

Israel lança ‘ataques de precisão’ contra Irão, explosões são ouvidas em Teerão

Fortes explosões foram ouvidas na madrugada deste sábado (26, data local) em Teerão, indicou a imprensa estatal do Irão,...

Exportações de armas alemãs para Israel aumentam apesar dos rumores de proibição de vendas

Novos números mostram que a exportação de armas da Alemanha para Israel aumentou acentuadamente a partir de agosto, com...

Trump gaba-se de falar com Netanyahu quase todos os dias

O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (23) que mantém...