24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Mariano Nhongo aceita dialogar para parar ataques no centro do país

PARTILHAR

O líder da Junta Militar da Renamo, Mariano Nhongo, aceitou dialogar para a pacificação da região centro do país e vai enviar os seus representantes de modo a dar início ao processo de paz efectiva, segundo o Grupo de Contacto. Este aponta que “o diálogo é o único caminho a seguir” para a paz.

Mirko Manzoni, enviado pessoal do secretário-geral das Nações Unidas para Moçambique e presidente do Grupo de Contacto, confirma que reuniu com Mariano Nhongo e este mostrou-se disponível para o diálogo.

“Apesar das dificuldades para uma reunião física, posso confirmar o contato com ele [Mariano Nhongo] e agradeço a sua disponibilidade para o diálogo e a sua proposta em enviar os seus representantes para iniciar o referido diálogo”, diz Mirko Manzoni, numa declaração a que o “O País”.

O enviado pessoal do secretário-geral das Nações Unidas para Moçambique e presidente do Grupo de Contacto explica ainda que foi ao encontro de Mariano Nhongo “com o objetivo de buscar a paz na região centro [Manica e Sofal]”.

“O Acordo de Maputo para a Paz e Reconciliação Nacional foi uma conquista marcante para o país e continuaremos no caminho para a sua implementação”, afirma Mirko Manzoni, para quem “as armas não são a solução e não podem ser a língua oficial de uma Nação que merece a paz”.

Manzoni entende igualmente que “o diálogo é o único caminho a seguir e encoraja todas as partes a evitar o uso de violência para expressar suas queixas”, por isso, a Junta Militar da Renamo “deve parar todos os ataques antes de qualquer diálogo e todos os actores devem agir no interesse exclusivo da paz”.

Semana passada, o Presidente da República, Filipe Nyusi, reiterou, na Assembleia da República, a disponibilidade do Governo para o diálogo.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Comissão Europeia investiga plataforma X após ataque do Hamas

Bruxelas anunciou abertura de inquérito à X (ex-Twitter) por espalhar falsas informações e conteúdo de caráter terrorista ligado a...

Dezenas de mortos em três ataques no norte do Mali

Esta sexta-feira, uma base do exército foi alvo de um ataque suicida em Gao, no norte do Mali, um...

Ataque contra destacamento militar resulta em sete mortos na cidade de Abalak

Sete membros da Guarda Nacional do Níger foram mortos domingo num ataque terrorista contra um destacamento militar na cidade...

Mali: Três dias de luto após ataques que mataram dezenas de militares

Terminaram os três dias de luto nacional decretado pelas autoridades malianas desde a última quinta-feira, 11, depois de dois...