O patinador em linha Donaldo Salvador está a participar na maratona de Rovuma a Maputo com outros quatro atletas. Juntos patinam de Rovuma a Maputo e do Zumbo ao Índico numa maratona nacional para promover jovens à valorização da modalidade desportiva em Moçambique.
A maratona começou em Negomano, na fronteira com a Tanzânia, onde se deu a partida oficial. Depois tivemos uma partida técnica em Pemba”, descreve o director do projecto Ricco Maciel Alibal.
A partida oficial deu-se na província de Cabo Delgado, mas por motivos de segurança a equipa de patinagem escalou os distritos de Macomia, Mueda, Mocimboa da Praia e calçou os patins a partir de Pemba.
O director do projecto descreve o que sentiu no norte do país, em Cabo Delgado, “um silêncio ensurdecedor num lugar com cheiro a pólvora”.
Na maratona nacional, Donaldo Salvador está a ser acompanhado por três atletas, dois nacionais Tino Morais e Fragoso Silvestre, e o ruandês Desire Mbarushimana, para além da equipa técnica, Ricco Alibay e Marino Somá.