24.8 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Maputo terá escritório de segurança maritima para combater o tráfico de drogas

PARTILHAR
FONTE:VoA

A cidade de Maputo terá um escritório responsável pela segurança marítima, numa iniciativa conjunta de Moçambique, África do Sul e Tanzânia, com apoio técnico das Nações Unidas, escreve o portal Club of Mozambique.

O referido escritório vai reforçar o patrulhamento e a segurança marítima no Oceano Índico, incluindo o Canal de Moçambique, tido como uma das rotas de tráfico de droga do Afeganistão para o hemisfério norte.

César Guedes, representante do Escritório das Nações sobre Drogas e Crime (UNODC) em Maputo, disse que para a materialização da iniciativa foram criadas condições, que incluem “orçamento dedicado” e este 2021 é o ano decisivo.

O novo escritório resulta da cooperação entre os três países da África Austral na área de segurança maritima, contando com o apoio financeiro dos Estados Unidos, França, Alemanha e União Europeia.

O escritório de Maputo irá lidar com questões estratégicas, recolha de informação e intercâmbio entre as marinhas dos três países, que terão especialistas a trabalhar com quadros do UNODC.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Mais de 200 reclusos com prazos de prisão expirados

Um total de 209 detidos estão com o prazo de prisão preventiva expirado no Estabelecimento Penitenciário da Zambézia, no...

Maputo terá apertos para pagar salários até ao fim do ano

A pressão económica na tesouraria do Estado moçambicano para o pagamento de salários aos funcionários públicos vai continuar até...

Inundações afetam 14.000 pessoas em Maputo

A forte chuva em Maputo já afetou cerca de 14.000 pessoas e fez quatro mortos, segundo as autoridades moçambicanas....

Rússia avança em Donetsk e recruta jovens para combater na Ucrânia

As forças russas procuravam esta sexta-feira avançar na região oriental de Donetsk, em direção às cidades de Bakhmut, Kramatorsk...