O primeiro valorizou o seu plantel em 50,1% e o segundo em 42,5%. No lote dos que lutam pela Liga dos Campeões, o único que desvalorizou foi o Liverpool, -10%. Nos jogadores o espanhol Pedri valorizou 1011%, Phil Foden mais 196%, Bruno Fernandes mais 97% e Erlin Haaland mais 81%.
Os clubes ingleses e italianos foram os que mais valorizaram desde o início da época passada, projectando as suas ligas para os dois primeiros lugares do ranking. A forte aposta do Manchester United e do AC. Milan, o primeiro aumentou o valor do seu plantel em 50,1% e o segundo em 42,5%, são os maiores destaques no início da época que marca o retorno à valorização dos activos do futebol. A pandemia tinha levado a uma desvalorização generalizada dos principais clubes na época 2020/2021.
(…)
Mbappé continua a ser o mais valioso
A base do estudo da Transfermark é a avaliação individual de cada jogador, feita a partir de critérios como o seu valor competitivo, o potencial futuro, o impacto do atleta no clube onde joga, o tempo de contrato, a capacidade de gerar verbas dentro e fora do campo e aquilo que os outros clubes estarão dispostos a pagar por ele. Depois o valor de cada equipa é definido pela soma do valor dos jogadores que fazem parte do seu plantel, sendo que o valor de cada liga reflecte a soma do valor das equipas que fazem parte desse campeonato.