25.2 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Mais de 80 por cento dos funcionários afluem aos postos de trabalho

Oitenta por cento dos funcionários das instituições públicas e privadas da cidade de Ondjiva, sede capital do Cunene, afluíram esta terça-feira aos locais de trabalho.

PARTILHAR
FONTE:Angop

No primeiro dia laboral de 2024, à ANGOP efectuou uma ronda pelas instituições públicas e privadas para se inteirar da adesão dos profissionais.

Durante a jornada, constatou-se a presença dos funcionários nas instituições como Governo Provincial, Delegação da Justiça, administração municipal do Cuanhama e nos bancos comerciais.

Notou-se o pouco movimento pelas artérias da cidade de Ondjiva, visto que a maioria dos funcionários se dirigiram mais cedo aos seus locais de trabalho.

No mercado informal do Oshomukuio e em alguns estabelecimentos comerciais, foi notório a presença dos vendedores e a exposição dos seus produtos, mas com um movimento fraco de clientes em relação aos dias anteriores.

A directora do Gabinete dos Recursos Humanos do Governo do Cunene, Rosa Bernardo, disse que a presença dos funcionários é positiva, apenas 20 porcento não compareceu ao local de trabalho.

Já o chefe da Inspecção Geral de Trabalho (IGT) no Cunene, Wilson Balundo, disse que os trabalhadores que não compareceram no serviço sofrerão algumas medidas administrativas, que vão desde desconto salarial e redução nos dias de gozo de férias.

Tal como o dia 26 de Dezembro, o 2 de Janeiro é um dia normal de trabalho em Angola.

Criminalidade no Cunene

No período de 31 de Dezembro a 1 de Janeiro, foram registados 15 crimes diversos, sendo nove no Cuanhama, quatro em Namacunde e dois no Ombadja. Destes, 11 estão esclarecidos.

Segundo o director de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando da Polícia Nacional no Cunene, Nicolau Tuvecalela, os crimes incidem em homicídio qualificado com recurso a arma branca, ameaça de morte e violência doméstica, tráfico de liamba, furtos e difamação.

Na sequência dos delitos, disse que foram detidos 10 cidadãos.

Relativamente aos acidentes de viação, falou de quatro caracterizados por colisão entre motociclo, atropelamento, despistes e choque contra obstáculo fixo, que provocaram quatro feridos.

Quanto ao asseguramento da fronteira entre Angola e Namíbia, informou que foram notificadas 33 ocorrências.

Durante o asseguramento da quadra festiva, foram mobilizados quatro mil efectivos dos diferentes órgãos da Delegação do Interior, Forças Armadas Angolanas e instituições privadas. PEM/LHE/OHA

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Abelhas ajudam a resolver conflito entre elefantes e agricultores no Quênia

Para proteger suas plantações dos elefantes, a agricultora queniana Charity Mwangome aplicou uma ideia bem-sucedida: erguer uma cerca com...

Moradores das centralidades que não pagam rendas com “ameaça” de despejo

Os moradores das centralidades que têm dívidas para com o Estado vão começar a ser notificados já a partir...

Maputo: Comunidades preocupadas com baixo nível de condições de ensino

Em ano eleitoral, pais, encarregados de educação e alunos de 20 escolas primárias do distrito de Magude, na província...

Polícia detém 600 imigrantes ilegais na Lunda Norte

Seiscentos e 49 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), que tinham pretenções de fixar-se ilgelamente na província da...