Cento e onze famílias na província da Lunda Norte estão desabrigadas, devido ao desabamento das suas residências, na sequência da forte chuva que se abate há nove dias sobre a região.
A informação foi prestada hoje, sexta-feira, no Dundo, pelo segundo comandante provincial para protecção civil, Felismino Yambo, sublinhando que o município do Cuilo é o mais afectado, com 59 residências desabadas e igual número de familias desabrigadas.
Disse que as chuvas já causaram a morte de uma pessoa e o ferimento grave de uma outra, que se encontra sob os cuidados médicos.
Acrescentou que está a “nascer” uma nova ravina no bairro 11 de Novembro, município de Lucapa, para além da progressão das outras 11 já existentes.
Desde o principio deste mês, a província da Lunda Norte regista chuva todos os dias, pelo que, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, apela a população a reforçar as medidas de prevenção e a evitar construções em zonas consideradas de risco.
Felismino Yambo disse estar em curso a mobilização de meios para apoiar as famílias afectadas pela chuva.
O leste de Angola, composta pelas províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico, chove durante nove meses em cada ano.
Segundo as previsões do Instituto de Mereologia de Angola, a província da Lunda Norte vai continuar a registar chuva intensa até ao final do ano.
ANGOP