26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Luta contra o terrorismo na agenda de Nyusi em Bruxelas

PARTILHAR

O presidente moçambicano, Filipe Nyusi, iniciou hoje (7), uma visita à sede da União Europeia, em Bruxelas, onde pretende reforçar a cooperação, incluindo na luta contra o terrorismo e mitigação das mudanças climáticas.

O primeiro encontro de Nyusi foi, a porta fechada, com a Comissária da União Europeia para Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen.

Após esse encontro, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, destacou o apoio da União Europeia na luta contra o terrorismo, que desde 2017 devasta Cabo Delgado.

“Há distritos que foram recuperados (…) daí a existência de um plano de reconstrução de Cabo Delgado, e a União Europeia é um dos parceiros que têm apoiado este processo. Certamente, eles vão continuar a dar seu apoio,” disse Gonçalves.

A União Europeia apoia, na Katembe,em Maputo, a formação de militares moçambicanos para o combate ao terrorismo.

Outra área que terá sido abordada, disse o diplomata, é a ajuda da União Europeia na mitigação do impacto das mudanças climáticas.

Ao longo da visita, que termina no dia 9, Nyusi vai igualmente reunir, entre outros, com o presidente do Conselho Europeu.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Suspeito de planear ataques a concertos de Taylor Swift em Viena jurou lealdade ao Estado Islâmico

O principal suspeito, um austríaco de 19 anos, radicalizou-se através da internet e jurou lealdade ao Estado Islâmico. As autoridades...

Ucraniano pró-russo detido em hospital francês por suspeita de planear um atentado

Um homem de nacionalidade ucraniana e russa, da região russófona de Donbass, foi detido esta segunda-feira à noite depois...

Ataque à facada causa pelo menos seis mortos em centro comercial em Sydney

A polícia de Sydney deu conta de seis mortos, entre os quais um que sucumbiu aos seus ferimentos no...

75 anos da NATO: Ucrânia foi à festa em Bruxelas mas levou pedido – mais mísseis Patriot

Com a NATO a discutir a ajuda militar a longo prazo à Ucrânia, Kiev voltou a alertar que, perante...