25.6 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Lunda Sul regista aumento de abortos provocados

PARTILHAR

A Maternidade Provincial da Lunda Sul registou, durante o mês de Abril, 75 casos de abortos provocados em adolescentes.

Comparativamente ao mês de Março, segundo o director da instituição, António Nambiz, que falava à ANGOP, houve um aumento de 25 casos (50) envolvendo jovens dos 15 aos 25 anos de idade.

O aborto provocado é a interrupção de uma gestação, o que expõe a mulher a riscos e complicações que podem levar à morte ou afectar futuramente ocorrências de gravidez ectópica e o abortamento espontâneo.

O responsável explicou que a unidade realizou 75 curetagens pós-aborto em mulheres que chegaram a instituição com sangramento sem causa aparente.

Adiantou que a interrupção de gravidez tornou-se um hábito recorrente por parte de algumas mulheres, constituindo uma grande preocupação, em virtude dos riscos que acarreta.

Informou que a maternidade tem realizado debates radiofónicos sobre o assunto e o Centro Materno Infantil, nas consultas pré-natal, realiza acções de sensibilização e a distribuição de cartilhas informativas sobre os riscos do aborto.

O programa da instituição incluiu ainda serviços de planeamento para as mulheres em idade fértil que queiram fazer uso dos métodos anti-concepcionais, em chip, injecções e comprimidos.

Apelou as mulheres em idade fértil que ainda não desejam ser mães a aderirem ao planeamento familiar, com vista a evitar gravidezes indesejadas.

Com a média diária de atendimento de 70 pacientes e 20 partos, a Maternidade Provincial da Lunda Sul presta serviços de banco de urgência, vacinação e partos.

Possui 28 camas, 73 enfermeiros e seis médicos, dois dos quais ginecologistas e quatro clínicos gerais.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Mais de três mil Bilhetes de Identidade por levantar na Lunda Sul

A informação foi avançada, este sábado, à ANGOP pelo chefe do Departamento de Identificação Civil da Lunda-Sul, António Mucumbi,...

Asfaltagem da via Saurimo/Muconda depende da mobilização de finanças

A asfaltagem da Estrada Saurimo/Muconda, numa extensão de 191 quilómetros, depende da mobilização de recursos financeiros para a sua...

Executivo aposta na melhoria das condições sociais

O governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, reafirmou, esta terça-feira, na cidade de Saurimo, a aposta do Executivo na melhoria...

UNTA revitaliza estruturas de base na Lunda Sul

O secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores Angolanos (UNTA), José Laurindo, afirmou, esta terça-feira, em Saurimo (Lunda Sul), que...