A Comissão Provincial de Resposta à Covid-19, na Lunda-Sul, regista há uma semana, ruptura no “stock” de testes rápidos serológicos, revelou terça-feira o chefe de Departamento de Saúde Pública, Domingos Txiculo.
Sem revelar as quantidades existentes actualmente, , Domingos Txiculo disse que os testes estão a ser realizados apenas para acudir situações de extrema necessidade, sobretudo para os casos de transgressões e viagens.
Domingos Txiculo, citado pela Angop, disse que a comissão dispõe de cinco mil zaragatoas e algumas quantidades de testes Elisa. Estes último, estão disponível em todas unidades sanitárias de referência a nível da província da Lunda-Sul para atender casos pontuais.
Adiantou que foi já solicitado o reforço do “stock” ao Ministério da Saúde, que a qualquer momento vai responder. Reiterou o cumprimento escrupuloso das medidas de biossegurança por parte da população para evitar a propagação da doença na província. A Lunda-Sul tem 206 casos positivos, sendo 74 activos, 129 recuperados e duas mortes. Os doentes são todos assintomáticos.
Sensibilização
A Administração Municipal do Muconda sensibilizou terça-feira a população das comunidades de Thambue, Cabo-Catanda, Txivundo, Muazaza, Luembe, Sangunji, Txipeu, Mucanda Gulungo, Cambinda e Campenque, na comuna do Chiluange, a cumprirem com as medidas de prevenção da Covid-19. Segundo a administradora municipal, Maria Segunda, durante a campanha, a população foi agraciada com máscaras faciais.