A comuna de Xacassau, no município de Lucapa, província da Lunda Norte, está há seis meses sem água potável devido a uma avaria no seu sistema de captação, tratamento e distribuição, informou hoje, sexta-feira, o administrador da circunscrição, Fernando Muzenga.
Em declarações à imprensa, o responsável salientou que o problema está ser resolvido, com a substituição da electrobomba, augurando que, nos próximos dias, os mais de cinco mil habitantes da circunscrição possam voltar a beneficiar de água potável.
O sistema de captação, tratamento e distribuição de água da comuna de Xacassau comporta quatro chafarizes e permitiu 100 ligações domiciliares.
Educação
Relativamente ao sector da Educação, o administrador disse que a comuna necessita de dez novas salas de aula e de 20 professores, para permitir a inserção de cerca de duas mil crianças no sistema normal de ensino.
Actualmente, o município conta com quatro escolas (38 salas) e 66 professores, para um universo de dois mil e 837 alunos matriculados no presente ano lectivo da iniciação à 6ª classe.
A comuna, com 5.387 habitantes, dista a 135 quilómetros da sede municipal de Lucapa.