Trinta médicos de diversas especialidades vão reforçar a província da Lunda Norte nos próximos meses, para minimizar a carência e aumentar a assistência médica nas unidades sanitárias de referência.
A informação foi prestada pela governadora local, Deolinda Satula Vilarinho, a margem de uma visita efectuda ao Hospital David Bernardino “Kamanga”, sublinhando que os mesmos foram aprovados no último concurso público do sector da Saúde.
Segundo a governante, a entrada deste médicos vai contribuir significativamente na melhoria da qualidade da assistência médica nas unidades de referência e reduzir a carga horária dos actuais.
Por outro lado, apelou aos profissionais da saúde a promoverem a humanização dos serviços nas unidades, respeitando a éctica e deontologia profissional.
A província da Lunda Norte conta actualmente com 115 médicos que asseguram seis hospitais municipais cinco de nível provincial, 80 postos de saúde e 13 centros médicos.
Cerca de 60 médicos estão a especializar-se em Cirurgia Geral, Cuidados Intensivos, Medicina Interna, Medicina Integral e Familiar, Ginecologia, Obstetrícia, Neurologia e Cardiologia. HD