29 C
Loanda
Domingo, Novembro 24, 2024

Lula se reúne com Macron, Fernández, Petro e lideranças governistas e de oposição da Venezuela

PARTILHAR
FONTE:REUTERS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se nesta segunda-feira com os presidentes da França, Emannuel Macron, da Argentina, Alberto Fernández, e da Colômbia, Gustavo Petro, e lideranças do governo e da oposição da Venezuela para discutir a situação da nação sul-americana, informou o Palácio do Planalto sem dar detalhes da discussão.

O encontro, que durou uma hora e meia, contou com a participação da vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, e do representante da oposição venezuelana, Gerardo Blyde, e ocorreu em Bruxelas, na Bélgica, à margem da cúpula Celac-União Europeia.

A reunião ocorre duas semanas após Lula ter dito, em uma entrevista à Rádio Gaúcha, que o conceito de democracia é “relativo” ao ser questionado sobre o fato de parte da esquerda defender o regime do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Em maio, Lula se reuniu com Maduro, durante sua primeira visita ao Brasil desde 2015, em uma reaproximação entre os países na véspera de uma cúpula regional.

O ex-presidente Jair Bolsonaro havia proibido Maduro de entrar no Brasil quando assumiu o cargo em 2019, uma medida que o petista suspendeu quando voltou ao poder este ano.

(Por Ricardo Brito)

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Brasil: Duas explosões na Praça dos 3 Poderes em Brasília causam esvaziamento do STF, diz tribunal

O Supremo Tribunal Federal (STF) informou que duas explosões foram ouvidas ao final da sessão desta quarta-feira nas proximidades...

O Brasil caminha na corda bamba entre a iniciativa Cinturão e Rota da China, o G20 e os Estados Unidos

No Brasil, a política externa parece ser uma dança delicada nos dias de hoje, com a administração do Presidente...

Brasil: Assassinos de Marielle Franco são condenados a 78 e 59 anos de prisão

Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, acusados de serem os executores do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e de...

A rejeição do Brasil em aderir à BRI é um revés político para a China

Após anos de hesitação, o Brasil não irá, alegadamente, aderir ao projecto de conectividade de um trilhão de dólares...