Mil cento e noventa e quatro (1.194) novos Agentes foram, hoje, lançados para reforçar o trabalho operativo a nível da capital, após conclusão do 17° Curso Básico de Polícia de ordem pública.
Durante nove meses de formação, com mais de mil horas de instrução, nas Escolas de Ordem Pública e de Protecção e Intervenção, avança a corporação na sua página oficial, os novos Agentes de autoridade foram capacitados em matérias de Direitos Humanos, Disciplina Militar, Tácticas e Técnicas de Intervenção Policial e outras valências, que vão permitir a garantia, incondicional, da segurança e bem-estar das comunidades, segundo informou o Director da Escola de Ordem Pública, Comissário, João Elias de Sousa.
Na circunstância, o presidente do acto de encerramento e Comandante-Geral da Polícia Nacional, Comissário-Geral, Paulo Gaspar de Almeida, exortou os recém-formados a pautarem pela disciplina e responsabilidade social, de modos a se fazer cumprir as Leis de organização e segurança do estado.
“A partir de hoje vão iniciar um exercício nobre, mas delicado. Pois passaram de cidadãos para Agentes da autoridade. Um atributo responsável que exigirá de vós firmeza, coragem e sentido patriótico, associados ao cumprimento das leis e garante da ordem”, reiterou Paulo de Almeida.
Ainda no seu discurso, o Comissário-Geral afirmou contar com estes para aumentar a capacidade operativa do órgão, pois o actual quadro de segurança pública, a nivel da capital, é delicado.
O momento foi marcado pela entrega de certificado de mérito, demonstração de artes marciais e actuação policial.
Recorde-se que, os finalistas constituem o remanescente dos alistados do Concurso de Ingresso da Polícia Nacional de 2014.