26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Luanda: Governo indefere marcha pelos direitos humanos

PARTILHAR

Bloco Democrático convocou uma marcha para celebrar 74º aniversário da Declaração dos Direitos Humanos. Governo alegou que não são permitidas “manifestações ou marchas” antes das 13:00 de sábado.

O Governo angolano indeferiu a marcha pelos direitos humanos em Luanda, convocada pelo Bloco Democrático, para este sábado (10.12), para celebrar o 74º aniversário da Declaração dos Direitos Humanos.

Uma nota do Governo Provincial de Luanda dirigida ao secretário-geral do Bloco Democrático refere que a iniciativa, agendada para a manhã deste sábado (10.12), Dia Internacional dos Direitos Humanos, não se podia realizar, uma vez que “manifestações ou marchas” não são permitidas antes das 13:00 de sábado.

Alegou ainda o “risco de colisão de direitos ligados à segurança dos chefes de Estado e de Governo da OEACP”, cuja cimeira decorre até hoje, tendo em conta que os “traçados predefinidos pelos órgãos que controlam o tráfego e mobilidade da província são próximos do itinerário proposto para a referida marcha”.

Os promotores da marcha convidaram “amigos, simpatizantes, ativistas ligados à defesa dos direitos humanos e a sua promoção, e todos atores sociais e políticos a serem parte deste evento, de forma a massificar, fomentar e promover os direitos humanos e o respeito que este merece num Estado que precisa efetivamente de ser democrático e que as lesões acometidas pelo Regime, contra ativistas, políticos e outras pessoas singulares e coletivas possa ser resolvida em diálogo e com abertura para a participação do cidadão na vida política do seu país, e não persegui-los até a morte”.

DW
Por Borralho Ndomba

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Abelhas ajudam a resolver conflito entre elefantes e agricultores no Quênia

Para proteger suas plantações dos elefantes, a agricultora queniana Charity Mwangome aplicou uma ideia bem-sucedida: erguer uma cerca com...

Moradores das centralidades que não pagam rendas com “ameaça” de despejo

Os moradores das centralidades que têm dívidas para com o Estado vão começar a ser notificados já a partir...

Maputo: Comunidades preocupadas com baixo nível de condições de ensino

Em ano eleitoral, pais, encarregados de educação e alunos de 20 escolas primárias do distrito de Magude, na província...

Polícia detém 600 imigrantes ilegais na Lunda Norte

Seiscentos e 49 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), que tinham pretenções de fixar-se ilgelamente na província da...