O que parecia um susto, na madrugada de hoje até às 17.20 tem explicação, quando a ENDE restabeleceu em toda a zona urbana e suburbana da capital, a energia eléctrica. Mais abaixo pode o leitor consumir a notícia da Angop, que infelizmente não foi do conhecimento dos demais órgãos oficiais, rádio, televisão e jornais on line incluídos.
Estamos agora tranquilos, aconselhando no entanto, o Gabinete de Comunicação da ENDE, a estender os seus comunicados aos demais órgãos estatais e privados, para que possamos manter a população tranquila e devidamente informada. Não custa nada.
Luanda – Os municípios de Viana, Cazenga, Cacuaco e Luanda (capital do país), bem como do Panguila, Bengo, ficarão sem energia das 08h00 às 15h00 de domingo, devido a trabalhos de ampliação, modernização e manutenção na subestação de 400/220/60 KV de Viana.
O corte nos municípios de Cacuaco, Cazenga e Viana será feito em todas as extensões e arredores, enquanto no município de Luanda abrangerá os distritos Urbanos do Sambizanga (Bairros Sambizanga, Boavista, Uíge, Sonangol, Nguanhã e arredores), da Maianga (Bairros Maianga, Cassenda, Rocha Pinto, Kassequel, Mártires do Kifangondo e arredores), Ingombota (Bairros Ingombota, Mutamba e arredores) e do Rangel (Bairros Rangel, Marçal e arredores).
Conforme uma nota da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), chegada à Angop, no Bengo a interrupção será em toda a extensão do bairro Panguila.
Com o mesmo objectivo, a Rede Nacional de Transporte (RNT) interrompeu hoje o fornecimento de energia ao município de Belas, com realce para o Bairro Ramiros, Museu da Escravatura e arredores, segundo a mesma nota da empresa pública.
No quadro deste programa de ampliação e modernização da Subestação de Viana, uma das principais receptora da energia produzida pelas barragens de Cambambe, Capanda e Laúca, na segunda-feira, a RNT vai interromper o fornecimento ao município do Kilamba Kiaxi, parte da Urbanização Nova, das 8h00 às 15h00.
A ENDE apela à compreensão pelos eventuais transtornos resultantes desta operação, e informa que os trabalhos visam garantir maior capacidade de oferta, qualidade e fiabilidade na distribuição de electricidade em todo o país.