O autarca da cidade norte-americana de Los Angeles informou que poderá autorizar o corte de água e electricidade nas casas onde habitualmente existem ajuntamentos ou festas apesar das restrições para travar o contágio da Covid-19.
Segundo a BBC, a medida entra em vigor na sexta-feira, numa altura em que o estado da Califórnia é um dos mais afectados pela pandemia, registando mais de 532 mil casos e mais de 9,800 mortes. A cidade de Los Angeles é das que regista números diários mais elevados.
Em Julho, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, ordenou a paragem imediata de “actividades interiores” em restaurantes, bares e espaços de entretenimento. Apesar disso, as autoridades de Los Angeles têm reportado um aumento no número de festas em casas, geralmente arrendadas para o efeito.
No início desta semana, uma mulher foi atingida a tiro mortalmente numa festa com cerca de 200 pessoas no bairro de Beverly Crest.
“As consequências vão muito além destas festas, propagam-se pela comunidade inteira porque o vírus se espalha muito facilmente”, explicou o autarca Eric Garcetti.
Os Estados Unidos continuam a ser um dos países mais afectados pelo novo coronavírus, registando já mais de 4,8 milhões de casos e pelo menos 158.268 mortes.