27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Líder do Hamas no Egipto para discutir reconstrução de Gaza

PARTILHAR

Uma delegação do movimento islâmico palestiniano Hamas, liderada pelo seu líder político, Ismail Haniyeh, chegou hoje à capital do Egipto, Cairo, para discutir questões como a reconstrução de Gaza e a reconciliação entre facções.

A delegação, de oito elementos, foi convidada pelo Egipto, mediador nas últimas acções de violência entre Israel e grupos armados palestinianos na Faixa de Gaza.

 - portal de angola
Na terça feira à noite 15 foguetes de artilharia foram disparados da Faixa de Gaza contra Israel<br >

A sua chegada era esperada há mais de uma semana, após a trégua mediada pelo Cairo, no âmbito de negociações entre as partes para garantir o fim das hostilidades e chegar a um acordo sobre a reconstrução do enclave palestiniano.

O Egipto também convidou as várias facções palestinianas para continuarem a dialogar sobre a sua reconciliação.

A delegação do Hamas deveria ter estado na capital egipcia imediatamente após a visita de uma missão israelita, liderada pelo chefe da diplomacia de Israel, Gabi Ashkenaki, a 30 de Maio, mas foi atrasada devido a divergências entre as partes sobre as condições para consolidar o cessar-fogo, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

 - portal de angola
O chefe do Bureau Político do Hamas Ismail Haniyeh participa da cerimônia de inauguração do Complexo Médico de Rafah em Rafah no sul da Faixa de Gaza em 23 de novembro de 2019<br >Foto Abed Rahim Khatib Flash90

Um dos principais obstáculos às negociações é a exigência de Israel ao Hamas do regresso de dois civis e dos corpos de dois soldados mortos durante uma operação em Gaza em 2014.

A guerra de 11 dias entre as forças armadas israelitas e grupos armados palestinianos em Gaza, iniciada a 10 de Maio, causou pelo menos 243 mortos do lado palestiniano, incluindo 66 crianças e numerosos combatentes do Hamas e da Jihad Islâmica, e 12 mortos em Israel, entre os quais duas crianças e um soldado.

Segundo a ONU, foram destruídos ou danificados 260 edifícios no enclave palestiniano, incluindo escolas, hospitais e centros de saúde.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Conversações para cessar-fogo em Gaza: Egito diz que Hamas não vai aceitar

O principal mediador, o Egito, manifestou o seu ceticismo sobre a proposta e afirmou que o grupo militante Hamas...

“Cérebro” dos atentados de 7 de outubro apontado como novo líder do Hamas

Yahia Sinwar, até agora líder do Hamas na Faixa de Gaza, assume o lugar de líder máximo do movimento...

Israel resgata quatro reféns em Gaza, e palestinos dizem que 93 foram mortos em ataque israelita

As forças israelitas resgataram quatro reféns mantidos pelo Hamas desde outubro em um ataque no centro da Faixa de...

Israel continua bombardeando Gaza após novo pedido de cessar-fogo

Israel continua lutando contra o Hamas, bombardeando vários setores da Faixa de Gaza neste domingo (2), inclusive Rafah, um...