26.4 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Lançada obras sobre vivências e ensinamentos de António Agostinho Neto

PARTILHAR
FONTE:Angop

Três obras literárias que relatam testemunhos, ensinamentos e vivências sobre Agostinho Neto, da escritora Maria Eugénia Neto, foram lançadas esta sexta-feira, em Luanda, no âmbito das comemorações do centenário do primeiro presidente de Angola, a acontecer a 17 de Setembro de 2022.

Os livros intitulados “Em cabo verde nasceu um menino chamava-se Agostinho Neto”,” Fica aí dentro do quarto soldado sou eu” e “Ninguém impediria a chuva”, apresentam vários momentos de Agostinho Neto e a sua esposa Maria Eugénia Neto.

Segundo Maria Eugénia Neto, as obras surgem da necessidade de se conhecer mais intimamente Agostinho Neto, para que se compreenda o político, o médico, o ambientalista e o poeta.

Para a estudante da Universidade Agostinho Neto, Edmira Manuel, que fez a apresentação das referidas obras literárias, os livros constituiem um conjunto de narrativas que destacam o activismo, respeito a vida humana, bem como a importância que representa Agostinho Neto para a nova geração.

“Nestas obras a escritora ressalta algumas experiências e dificuldades vividas, fazendo um esclarecimento de qual seria a melhor forma de abordar Agostinho Neto”, referiu.

Edmira Manuel explicou que a obra “Em Cabo Verde Nasceu um Menino Chamava-se Agostinho Neto”, retrata o trabalho do primeiro presidente de Angola enquanto médico, destacando um trabalho de parto realizado em que o menino acabou por levar o nome do fundador da nação angolana.

A obra “Ninguém impediria a chuva”, demonstra a firmeza de “Manguxi”, perante os factos da época e as realizações que pretendia para o futuro.

Já o livro “Fica aí dentro do quarto soldado sou eu”, mostra Agostinho Neto como exemplo para os seus liderados.
Maria Eugénia Neto nasceu em Trás-os-Montes (Portugal) aos 8 de Março de 1934 e já publicou o livro “E nas Florestas os Bichos Falaram” (prémio de honra na Comissão Cultural da ex-República Democrática Alemã, para a UNESCO, 1977-Leipzig).

A autora escreveu também “Foi Esperança e Certeza”, 1979, “A Formação de Uma Estrela e Outras Histórias na Terra” (1979), “O Vaticínio da Kianda na Piroga do Tempo” (1985) e “A Menina Eu flores/Planeta da Estrela(1988).

“Este é o Canto” (1989), “As Nossas Mãos Constroem a Liberdade”, “A Lenda das Asas e da Menina Mestiça-Flor”, “As aventuras de Amor/Flor em África”, “A Montanha do Sol” e “O Soar dos Quissanges”(2000) são outros livros publicados por Maria Eugenia Neto.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Talatona Inaugura três projectos do PIIM no próximo mês

Mais três dos, 14 projectos inscritos no Plano Integrados de Intervenção nos Municípios (PIIM), em Talatona, Luanda, serão inaugurados...

Presidente do MPLA anuncia obras na estrada Mavinga-Rivungo

O presidente do MPLA e candidato a Presidente da República, anunciou, esta sexta-feira, na província do Cuando Cubango, a...

“Eu também tenho filhos e não vou entregar [obras] a nenhum dos meus filhos”, disse João Lourenço

"Eu também tenho filhos e não vou entregar a nenhum dos meus filhos", afirmou o Presidente angolano numa...

Presidente da República constata obras do novo Aeroporto Internacional

O Presidente da República, João Lourenço, constatou, neste sábado, o grau de execução das obras de construção do novo...