26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Laboratórios da Suécia e França confirmam envenenamento do líder da oposição russa

PARTILHAR
FONTE:VoA

O Governo alemão revelou nesta segunda-feira, 14, que laboratórios da França e da Suécia confirmaram que o opositor russo Alexei Navalny foi envenenado com o agente neurotóxico do tipo novichok.

O porta-voz da chanceler Angela Merkel, Steffen Seibert, informou que Berlim pediu a França e Suécia “uma revisão independente da evidência alemã a partir de novas amostras de Navalny”, que “confirmam o envenenamento”.

“Berlim solicitou à Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) a análise das provas do caso Navalny”, acrescentou Seibert, reiterando que a Opaq “extraiu amostras de Navalny e tomou as medidas necessárias para as análises nos laboratórios de referência da organização”.

O Governo alemão, ainda segundo o porta-voz, reitera “o pedido para que a Rússia apresente explicações sobre o que aconteceu”.

A Rússia continua a negar a acusação apesar das evidências científicas.

O novichok é um tipo de substância química criada pelos soviéticos nos anos de 1970 e o uso constitui uma violação grave da Convenção sobre as Armas Químicas.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

A Fitch Ratings colocou a notação de crédito da França numa perspectiva negativa devido ao elevado défice orçamental

A Fitch Ratings colocou a França em perspectiva negativa um dia após o governo apresentar o seu orçamento para...

Macron inicia consultas na França para nomear novo governo

O presidente da França, Emmanuel Macron, recebeu nesta sexta-feira (23) os líderes da coalizão de esquerda Nova Frente Popular...

Sem outra escolha, o presidente francês, Macron, aceita demissão do primeiro-ministro Gabriel Attal

O presidente francês, Emmanuel Macron, aceitou na tarde desta terça-feira a demissão do primeiro-ministro, Gabriel Attal. No entanto, Attal e...

França: Presidente pede a forças republicanas uma maioria sólida

O presidente Emmanuel Macron pede que as forças republicanas construam uma maioria sólida no parlamento, antes de nomear novo...