Vinte mil 574 famílias carênciadas dos municípios do Songo e Mucaba, na província do Uíge, beneficiaram, desde Dezembro de 2021, do Programa de Fortalecimento da Protecção Social “Kwenda”.
Foram desembolsados um total de 1,3 mil milhões de Kwanzas, tendo beneficiado 11 mil 392 agregados familiares do município do Songo e nove mil 182 do Mucaba.
O Programa de Fortalecimento de Protecção Social “Kwenda”, através do Fundo de Apoio Social (FAS), cadastrou 36 mil e 844 famílias nos municípios do Songo, Mucaba e Cangola.
Em entrevista à ANGOP, nesta sexta-feira, o director provincial do FAS no Uíge, Nanizaiawo Capitão, anunciou que o Kwenda poderá beneficiar, neste ano, 12 mil e 290 famílias carênciadas de 124 aldeias do município de Cangola.
A implementação do programa de xadrez nas comunidades da região é outra aposta do FAS, perspectivando, numa primeira fase, a implementação da modalidade desportiva nos municípios do Songo, Mucaba, Cangola e Maquela do Zombo.
O início da formação dos monitores está marcado para o mês de Fevereiro deste ano, com a duração de um mês, uma acção que vai permitir melhor o acompanhamento das crianças, assim como facilitar a aprendizagem.
Sobre os desafios do ano em curso, Nanizaiawo Capitão apontou, igualmente, a implementação do programa de cinema nas comunidades, a expansão do Kwenda em outros municípios da província, reabilitação e apetrechamento dos centros de acção social, criação de um centro de documentação e informática do FAS, entre outras apostas.