Ndalatando – A necessidade da contenção de gastos, quer por parte das empresas, quer de particulares, foram apontadas quinta-feira última pelos cidadãos de Ndalatando, capital do Kwanza Norte, como principais medidas que podem ajudar na promoção da poupança financeiras.
Numa ronda efectuada pela Angop, por ocasião do 31 de Outubro, Dia Mundial da Poupança, alguns cidadãos interpelados salientaram buscar o equilíbrio entre os rendimentos e as despesas como principais medidas para a garantia de poupança.
O estudante Domingos Manuel disse ser importante que as pessoas se consciencializem que a poupança não deve ser feita apenas na vertente financeira, mas vários sentidos da vida, incluindo na questão doméstica no que concerne ao uso racional dos bens postos à disposição dos membros da família, evitando-se o esbanjamento que levam muitas vezes muitos lares a ruína por não se precaverem dos imprevistos.
O especialista em contabilidade Agostinho dos Santos disse ser importante a promoção da poupança, quer por parte das pessoas singulares, quer colectivas, por constituir o principal garante do investimento.
Agostinho dos Santos esclareceu que a promoção de poupanças deve passar garantia de um equilíbrio entre os gastos e os rendimentos, devendo as despesas serem sempre inferiores às receitas.
“É importante que os trabalhadores sejam mobilizados a evitarem gastar a totalidade dos rendimentos resultantes do salário, tendo sempre uma poupança” – disse.
Por seu turno, o especialista em empreendedorismo Manuel Augusto apontou a planificação financeira como uma das medidas a ser adoptadas pelas famílias visando a contenção dos gastos e consequente garantia de reservas financeiras.
Referiu ser importante para o reforço da educação financeira dos cidadãos, de modo a evitarem contrair dívidas superiores aos seis rendimentos ou capacidade financeira.
O Dia Internacional da Poupança foi instituído a 31 de Outubro de 1924 em Milão (Itália) por ocasião de um encontro internacional sobre economia que reuniu vários países. (portalangop.co.ao)