Uma campanha ambiental denominada “Pomar comunitário” foi lançada hoje, sábado, na centralidade do Kilamba, com a plantação de 30 árvores de frutos.
Lançada pelo administrador distrital do Kilamba, Hélio Aragão, a campanha contempla a plantação, entre outras, de mudas de mangueiras, abacateiros e sape sape.
O responsável avançou que a ideia é criar espaços verdes adjacentes às áreas reservadas aos jardins e proporcionar um ambiente mais agradável aos utentes.
Na ocasião, Hélio Aragão aconselhou os moradores a auxiliarem na rega e a cuidarem das plantas, por estarem num espaço público, beneficiando a todos.
Formação ambiental
Mais de 50 jardineiros participaram de um workshop sobre técnicas, manutenção e podas de árvores.
A acção de formação, que dotou os profissionais de técnicas para o tratamento de espaços verdes, e decorreu sob o lema “Poda de Árvores e Manutenção de Espaços Verdes”, numa iniciativa da administração distrital do Kilamba.
Em declarações à ANGOP, a directora geral do Instituto Nacional de Gestão Ambiental, Hassana Lima, disse que os jardineiros, na sua maioria jovens, têm conhecimentos limitados sobre o tratamentos das árvores, por ausência de uma formação na área.
Hassana Lima reconheceu que muitos começaram o trabalho de jardineiros como alternativa baseados em curiosidade, daí que as lacunas, por falta de conhecimento, se reflectem na época chuvosa, com o derrube de árvores.
Segundo a responsável, prevê-se formar 250 jovens, numa primeira fase, para nas próximas atingir entre 700 a 900 jardineiros que prestam serviços na centralidade.
O workshop, sob os auspícios do Instituto de Nacional de Gestão Ambiental, do distrito Urbano do Kilamba, teve a parceria da equipa de acção integrada para o Desenvolvimento das Comunidades (AIDC).
A iniciativa também se enquadra nas celebrações da Semana Nacional do Ambiente, que teve início a 26 deste mês e termina a dia 31, Dia Nacional do Ambiente.