Apesar de ter vencido em seu reduto o Lyon de França, por 2-1, na noite de sexta-feira, em jogo da segunda “mão” dos-oitavos-de-final da Liga dos Campeões em futebol, a Juventus de Itália foi eliminada da competição.
O triunfo empatou a eliminatória (2-2), mas deixa a Juventus fora dos quartos-de-final devido ao golo sofrido na primeira “mão”.
Memphis Depay colocou o Lyon em vantagem aos 12 minutos, de grande penalidade, mas Ronaldo restabeleceu a igualdade aos 43′. O avançado português ainda “bisou” aos 60’, mas insuficiente para evitar a eliminação do conjunto italiano.
O Manchester City (Inglaterra) também qualificou-se para os “quartos” com vitória caseira sobre o Real Madrid (Espanha), por 2-1.
Na primeira ‘mão’, os ingleses tinham vencido no Santiago Bernabéu pelo mesmo resultado.
Os golos do City foram marcados por Sterlingn (8′) e pot Gabriel Jesus (68’). Karim Benzema rubricou o tento de honra dos madrilenos (28’).
Ainda para os oitavos-de-final defrontam-se hoje, sábado, Barcelona de Espanha) -Napoli de Itália (1-1 na primeira “mão”) e Bayern de Munique da Alemanha-Chelsea da Inglaterra (3-0).
Assim, nos quartos-de-final já estão emparceirados: Atalanta -PSG (dia 12), RB Leipzing-Atlético de Madrid (dia13) e Manchester City-Lion (dia 15).
Segundo o site oficial da UEFA, os jogos, a partir dos quartos-de-final, serão disputados em Portugal, nos estádios da Luz, pertença do Sport Lisboa e Benfica, e em Alvalade, propriedade do Sporting.
A distribuição das meias-finais também será equitativa, ou seja, um encontro na Luz e outro em Alvalade.
O estádio do Benfica vai receber a partida da final.
Por causa da pandemia do coronavírus, a UEFA adoptou como solução a disputa da prova em um formato designado de “Final 8”.
Em vez do modelo tradicional, e com a final em Istambul, como inicialmente prevista, o órgão reitor decidiu que, a partir do quartos-de-final, os desafios serão únicos e sem público, a serem disputados neste mês de Agosto, em apenas 12 dias.