25.4 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Junta Militar recusa negociar com a Renamo

PARTILHAR

VOA | Ramos Miguel

O secretário-geral da Renamo, André Majibire, diz que a Junta Militar deve apresentar, formalmente, as suas reivindicações à direcção do partido, mas o general Mariano Nhongo afirma que não há nada a negociar com Ossufo Momade.

André Majibire apelou à Junta Militar a reconsiderar a sua posição de não reconhecer a liderança de Ossufo Momade, afirmando que a Renamo está aberta a dialogar com a dissidência.

“Eles são nossos irmãos e por isso devem apresentar as suas reivindicações ao partido, duma forma oficial”, afirmou o secretário-geral.

Contudo, o presidente da Junta Militar da Renamo, Mariano Nhongo, diz que “não há nada a negociar com Ossufo Momade e sua equipa, eu é que sou o presidente da Renamo, eleito pelos militares”.

Nhongo afirmou ainda não haver qualquer tipo de contacto com Ossufo Momade, a quem acusa de, em conluio com o Governo, “pretender destruir a Renamo”.

“Querem que eu negoceie com Ossufo Momade, negociar o quê?”, interroga-se Mariano Nhongo, que acusa também o Governo de ” esconder o acordo que assinou com Afonso Dhlakama” sobre a desmobilização dos guerrilheiros.

Fonte governamental disse, no entanto, que no diálogo com a Renamo, o Executivo está a observar tudo o que havia sido acordado com Afonso Dhlakama.

Entretanto, Yaqub Sibindy, que se diz defensor da causa da Junta Militar da Renamo, afirma que “pedir para esta reconsiderar a sua posiçã, é ignorar as suas reivindicações quanto ao desarmamento, desmilitarização e reintegração social dos guerrilheiros” e sublinha que esse processo “só pode ser liderado por Mariano Nhongo”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Crise política agrava-se em Moçambique com manifestantes e jornalistas atacados esta manhã em Maputo pela polícia

A Polícia moçambicana dispersou esta manhã, 21 de outubro, uma manifestação no centro de Maputo, convocada pelo candidato presidencial...