24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Junta da Guiné concorda em avançar no retorno de civis ao poder

PARTILHAR
FONTE:AFP

A junta militar na Guiné concordou em devolver o poder aos civis em dois anos, reduzindo sua intenção inicial de dirigir o país por três anos, diante da ameaça de sanções iminentes, informou seu líder Mamady Doumbouya nesta sexta-feira (21).

O militar, autor de um golpe contra o presidente civil Alpha Condé em setembro de 2021, comunicou por escrito o novo compromisso à Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao), que havia ameaçado impor “sanções mais severas”.

“Em um compromisso dinâmico, os especialistas da Cedeao e da Guiné desenvolveram em conjunto um cronograma de transição consolidado ao longo de 24 meses”, diz o documento, enviado à AFP.

Doumbouya, que tomou posse como presidente após o golpe, especificou posteriormente que o calendário começará a contar em 1º de janeiro de 2023.

O cronograma deve ser apresentado na próxima reunião de cúpula da Cedeao “para a sua aprovação, a fim de colocá-lo em prática”, diz o documento da organização regional, que tem um encontro extraordinário agendado para antes do fim do ano.

O compromisso coincide com um clima de confronto entre a junta e a oposição da Guiné, com quatro civis mortos desde ontem em manifestações por um governo civil no país.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Cinco capacetes azuis ficam feridos no sul do Líbano; Israel intensifica bombardeios

Um bombardeio israelita, matou nesta quinta-feira (7), três civis e feriu cinco capacetes azuis da ONU no sul do...

Irão ameaça Israel com represálias

O líder supremo do Irão prometeu neste sábado (2) retaliar os ataques de Israel, que confirmou ter capturado, em...

Procurador venezuelano questiona acidente de Lula e o acusa de ‘engano’ por veto nos Brics

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, questionou neste sábado (26) o acidente doméstico sofrido pelo presidente do Brasil,...

Israel lança ‘ataques de precisão’ contra Irão, explosões são ouvidas em Teerão

Fortes explosões foram ouvidas na madrugada deste sábado (26, data local) em Teerão, indicou a imprensa estatal do Irão,...