27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Juízes recusam reintegrar militar despedida que ocultou corpo da filha

PARTILHAR
FONTE:JN

Mulher teve bebé morta durante formação e andou com cadáver no carro dez dias. Absolvida de homicídio, contestou despedimento.

O caso chocou o país em 2012. Uma militar da Força Aérea, da Maia, ocultou a gravidez e escondeu o cadáver da bebé recém-nascida durante dez dias, na gaveta da camarata e no carro. Foi despedida e recorreu, exigindo ser reintegrada, mas o Tribunal Central Administrativo do Norte (TCAN) deu agora razão à Força Aérea, apesar de, no julgamento do crime, ter ficado provado que a morte da recém-nascida não resultou da omissão da gravidez e da falta de assistência médica durante a mesma e no parto.

A. K., na altura com 26 anos, frequentava um estágio de formação profissional do curso de sargentos que decorreu em três unidades militares – Montijo, Açores e Campo de Tiro de Alcochete. Durante este tempo esteve grávida e, mesmo depois de ser questionada por colegas e superiores sobre as mudanças que se tornaram evidentes no seu corpo, sempre negou, para não prejudicar a carreira. Justificava que tinha um problema de saúde e que já estava a ser acompanhada por médicos.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Operação Marquês: exclusividade para recurso será concedida se juíza pedir

O vice-presidente deste órgão de gestão e disciplina dos juízes, José Sousa Lameira, prestes a deixar o cargo, explicou...

STP: Juízes contestam concurso do Supremo Tribunal de Justiça

Um grupo de Juízes do Tribunal da Primeira Instância de São Tomé e Príncipe decidiu contestar o concurso aberto...

Jurista Lazarino Poulson apresenta propostas para independência dos juízes

Lazarino Poulson é jurista e autor de várias obras no ramo de direito. Reconhecendo que em Angola impera um...

Governo paga 8 mil milhões de kwanzas pela compra de 54 apartamentos para juízes

Alguns juízes já residem há algum tempo nas Torres Cidadela, em apartamento de tipologia T4, "habitação condigna" de acordo...