26 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Jovem suspeito de terrorismo fica em prisão preventiva

PARTILHAR
FONTE:Euronews

O jovem suspeito de planear um ataque terrorista na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa vai ficar em prisão preventiva.

A medida foi anunciada pela juíza do Tribunal Central de Instrução Criminal da capital portuguesa, que justificou a decisão por haver “fortes indícios de existir a continuação da actividade criminosa e da perturbação da tranquilidade pública”.

O jovem foi detido esta quinta-feira pela Unidade Nacional Contraterrorismo da Polícia Judiciária, em posse de várias armas, na sequência de um alerta dado pelo FBI.

José Manuel Anes, fundador do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo: “Os americanos avisaram que havia um jovem com um ‘nickname’, uma alcunha da internet, que andava a frequentar esses ‘chats’ e a fazer declarações e era fundamental identificar o jovem. É esse o trabalho que foi feito a nível da investigação criminal na internet.”

Segundo fontes ligadas ao processo, o ataque estava planeado para esta sexta-feira e seria um atentado a título individual, sem motivações políticas ou religiosas.

O advogado do aluno de 18 anos do curso de Engenharia Informática afirmou que vai recorrer da decisão do tribunal lisboeta, mas não quis responder quando questionado sobre eventuais antecedentes de problemas de saúde mental.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Suspeito de planear ataques a concertos de Taylor Swift em Viena jurou lealdade ao Estado Islâmico

O principal suspeito, um austríaco de 19 anos, radicalizou-se através da internet e jurou lealdade ao Estado Islâmico. As autoridades...

Ucraniano pró-russo detido em hospital francês por suspeita de planear um atentado

Um homem de nacionalidade ucraniana e russa, da região russófona de Donbass, foi detido esta segunda-feira à noite depois...

Ataque à facada causa pelo menos seis mortos em centro comercial em Sydney

A polícia de Sydney deu conta de seis mortos, entre os quais um que sucumbiu aos seus ferimentos no...

Moçambique: possível saída da SAMIM, de Cabo Delgado, inquieta sociedade civil

As organizações da sociedade civil estão preocupadas com o anuncio da possivel retirada das tropas da Southern African Development...