José Maria Neves é um dos sete candidatos às eleições presidenciais cabo-verdianas de 17 de Outubro. O candidato apoiado pelo PAICV tem 61 anos e é antigo primeiro-ministro e líder do PAICV.
“Os desafios da minha candidatura são enormes porque temos um país por reconstruir depois da pandemia. Há uma grande devastação social e económica e há muitas perdas emocionais. Precisamos de reconstruir o país para retomar a economia, criar empregos, combater a pobreza, as desigualdades, a violência e a delinquência juvenil”, enumera José Maria Neves.
“Para este novo momento de Cabo Verde, penso ser um Presidente com a capacidade de criar pontes, criar consenso, mobilizar a Nação e parecerias. É preciso unir a Nação cabo-verdiana através de todas as suas capacidades e competências das ilhas, da diáspora ao serviço do desenvolvimento”, descreve.
Questionado sobre o financiamento da sua campanha, o candidato defende que a “máquina pública não pode ser utilizada como está a ser, para a realização de campanhas eleitorais. Quem se candidata ao cargo de Presidente deve ser um exemplo e a máquina pública deve ser imparcial”, defende o candidato do PAICV.