24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

“José Eduardo dos Santos salvaguardou a integridade nacional”, mas ficou “demasiado tempo” no poder, diz Marcolino Moco

PARTILHAR

O antigo primeiro-ministro de Angola, Marcolino Moco, recorda José Eduardo dos Santos como um “grande Chefe de Estado” que salvaguardou a integridade nacional, embora tenha ficado “demasiado tempo” no poder.

“José Eduardo dos Santos é uma figura importante objectivamente, alguém que fica 38 anos à frente do Estado não é uma personalidade qualquer”, afirma Moco à VOA, ao discorrer sobre o consulado de Santos marcado pela “escola soviética”.

O antigo companheiro de Santos aponta que, durante o regime do partido único, o MPLA controlava o sistema, o que não aconteceu depois da abertura política, quando “o chefe passou a ser idolatrado, alguns aspectos deterioraram-se, durante esse período que foi glorioso para ele e sua família, mas corrosivo e desgastante”.

“Assim acabou o homem”, reconhece, no entanto que “foi um grande Chefe de Estado que conseguiu salvaguardar a integridade do país em tempos difíceis, no contexto da guerra fria, muito complicado, sim, mas fica o homem com muitos defeitos, principalmente o de se agarrar muito ao poder.

Marcolino Moco lamenta que Santos não tenha conseguido “criar uma plêiade de sucessores”, o que, segundo ele, não aconteceu na UNITA, onde “temos liderança, mas no MPLA temos essa pobreza, essa incapacidade de discussão dos problemas, continua-se seguir só a voz da uma só pessoa, como acontece com o actual Presidente”.

Aliás, Moco conclui que “este aspecto é atribuído à educação do partido do tipo soviético e também à incapacidade de mudança de quem está à frente do partido e do Estado durante muito tempo.

O antigo Presidente angolano José Eduardo dos Santos morreu nesta sexta-feira, 8, em Barcelona, onde estava internado desde 23 de Junho.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Filhos de José Eduardo dos Santos não vão contestar arquivamento de processo judicial

Os filhos do ex-Presidente de Angola José Eduardo dos Santos não vão contestar o arquivamento, pela justiça espanhola, da...

Tribunal espanhol arquiva investigação sobre a morte de José Eduardo dos Santos

A Justiça espanhola arquivou a investigação sobre a morte do ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, confirmando que se...

Homenagem pública marca início das exéquias de José Eduardo dos Santos

Uma homenagem pública, com acesso livre dos cidadãos, marcou este sábado, em Luanda, o início do programa oficial das...

Marcelo Rebelo de Sousa enaltece qualidades de José Eduardo dos Santos

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou, este sábado, a "marca” de José Eduardo dos Santos na...