27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

José Agualusa destaca governação do PR

PARTILHAR

Angop

O escritor e jornalista José Eduardo Agualusa afirmou, em Luanda, que a liderança do Presidente angolano João Lourenço trouxe uma nova esperança para o país e abriu uma janela de esperança para a sociedade civil.

“Ninguém imaginava. A verdade é que há pouco tempo, dois anos, vivíamos um período de estagnação, sem grande esperança de mudança”, afirmou em entrevista ao Jornal de Angola.

Ao abordar a questão da transição política em curso no país, o escritor residente em Moçambique sublinhou que, com João Lourenço, “chegou o fim do medo entre a sociedade civil”.

Hoje em Angola, prossegui Agualusa, “respira-se muito melhor”.

Sublinhou que “o medo deslocalizou-se no sentido em que aqueles que tinham, que era o conjunto da sociedade civil, deixaram de o ter”.

Na óptica do escritor, que está em Angola para participar numa oficina de escrita criativa, o medo passou para o partido no poder.

“Quem hoje vive com medo são os militantes históricos, os que ainda não sabem bem hoje o que é que vai acontecer”, expressou.

Na entrevista, o escritor ressaltou que o país está a caminho de uma democracia mais sólida, embora, do seu ponto de vista, ainda falte muito por fazer.

Sobre a implantação do Poder Local, que o país poderá efectivar em 2020 com a implantação das autarquias, disse ser um bom sinal, sublinhando que há outros desafios, como despartidarizar o aparelho do Estado e fazer a oposição mais forte e credível.

Defendeu que “a democracia passa não só por um Governo sólido, mas também por uma oposição sólida, qualquer que ela seja e qualquer que seja o Governo”.

Em relação ao combate à corrupção, uma das bandeiras da presidência de João Lourenço, José Eduardo Agualusa entende que esse combate deve começar dentro do MPLA, porque foi aí que houve mais enriquecimento rápido.

Segundo o escritor e jornalista, toda a sociedade tem o dever de apoiar o Presidente João Lourenço, neste momento, no que diz respeito ao combate à corrupção.

A propósito, referiu que a maior parte dos inimigos de João Lourenço não estão fora, mas dentro do seu próprio partido. “É preciso apoiar o Presidente João Lourenço neste combate”.

Para José Eduardo Agualusa, João Lourenço tem revelado uma coragem política e uma capacidade de articulação que tem surpreendido.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Moçambique: Jornalista agredido por segurança de Filipe Nyusi

O jornalista desportivo Alfredo Júnior do jornal online Lance MZ foi agredido pelo segurança do Presidente moçambicano. A agressão...

Escritor lança livro de poesias “Latidos do Sol”

Um livro de poesias intitulado “Latidos do Sol”, que aborda questões ligadas ao amor próximo na sociedade angolana, foi...

José Eduardo Agualusa: “Ganhe ou perca, a UNITA vai sair muito reforçada”

O escritor angolano diz que o Presidente João Lourenço sairá “sempre a ganhar” se as eleições forem livres, vencendo...

“Não acho que João Lourenço tenha perseguido a família de José Eduardo dos Santos” – José Eduardo Agualusa

José Eduardo Agualusa, escritor angolano respeitado no mundo todo e um dos nomes incontornáveis para quem deseja conhecer a...