26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Jornalistas angolanos denunciam investigações da PGR como perseguição à imprensa

PARTILHAR
FONTE:VoA

Sete jornalistas angolanos investigados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), manifestaram-se nesta terça-feira, 15, em frente à sede da instituição em Luanda, contra o que chamam de perseguição por parte da justiça.

Eles não foram recebidos por nenhum responsável, e nem o pediram, segundo indicaram à VOA, tendo apenas manifestado as suas posições.

Luis Pedro, editor do portal Club-K e que responde por alguns processos, diz aguardar com tranquilidade mas alerta que o órgão não vai ceder a pressões.

“O Club-K nunca cedeu ao Governo”, refere Pedro quem, no entanto, admite que esses processos decorrem da promessa feita recentemente pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social de que “haveria de rever alguns sites em funções e que por isso não nos surpreenderíamos nada se fôssemos vítimas do Estado”.

 - portal de angola
Jornalistas protestam contra investigações junto da Procuradoria Geral da República Luanda Angola<br >DR

Por seu lado, Escrivão José, do jornal Hora H, pediu ao Presidente João Lourenço, “que é quem nomeia o PGR”, que “instrua a procuradoria a parar de investigar os jornalistas”.

“Também em nome dos que não estão aqui, como o jornalista Resgate, o Armando Chicoca (da VOA), estamos na mesma causa, estamos unidos, para alertar o Governo que pare de investigar os jornalistas angolanos, que investigue os governantes corruptos que delapidaram o erário público, que investigue os governantes corruptos que metem as empresas dos irmãos e amigos a funcionar nas suas áreas de jurisdição e aqueles que cada vez mais estão a assassinar os irmãos angolanos”, afirmou José.

Entre os manifestantes estavam também Mariano Brás, director do Jornal O Crime, Liberato Furtado, da Rádio Luanda, Jorge Neto, da Manchete,e Coque Mukuta, correspondente da Voz da América em Luanda.

Todos esses profissionais respondem a vários processos junto da PGR.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Guiné-Bissau: Novo Governo ordena reabertura da Rádio Capital

O novo secretário de Estado da Comunicação Social da Guiné-Bissau, Muniro Conté, mandou reabrir as emissões da rádio Capital...

Cabo Verde: director da TCV desafia líder do PAICV a comprovar que existe censura nesse canal

O recente afastamento de António Espírito Santo do painel de analistas da antena da TCV, Televisão Pública de Cabo...

Profissionais da comunicação aplaudem retirada da proposta de alteração do estatuto dos jornalistas

Jornalistas angolanos aplaudiram nesta segunda-feira, 26,a retirada da agenda parlamentar das propostas de alteração da Lei do Estatuto dos...

Sindicatos denunciam que 60% da juventude está desempregada

O executivo angolano anunciou que o desemprego atingiu os 200 mil. Os sindicatos consideram as cifras anunciadas pelo Governo...