No dia 24 de Setembro de 2019 (3ª feira) pelas 18H30, no CAMÕES- CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS (Av. de Portugal nº 50) será lançada a obra “O Papel do Escritor na Sociedade Colonial Angolana” da autoria de João Ngola Trindade.
SOBRE A OBRA
“O Papel do Escritor na Sociedade Colonial Angolana”, segundo Jonuel Gonçalves, que prefaciou a obra, “é para suscitar debate e muita polémica (…) o livro não se limita ao papel do escritor na sociedade colonial angolana e é marcado por conceitos de várias heranças desse período (…). A negritude, como Movimento criado, antes da segunda guerra mundial, pelo trio Senghor-Cesaire- Damas, de forma explícita ou implícita, está em quase todo o livro (…) O autor enfatiza a partilha e a troca de elementos culturais, acabando por concluir pela inexistência de cultura alguma que não seja influenciada, quer dizer que não tenha recebido contribuições de outras culturas”.
Para o autor, “O Papel do Escritor na Sociedade Colonial Angolana” representa “o culminar de um período, iniciado em 2012, de reflexão sobre temas ligados à História de Angola (…). O objectivo da obra é despertar o interesse pela pesquisa científica, isto é, a reflexão crítica sobre os fenómenos que ocorrem na sociedade, de forma a contribuir para a resolução dos problemas que a afligem”.
SOBRE O AUTOR
João Ngola Trindade nasceu em Viana/Luanda e licenciou-se em História na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto.
Iniciou a sua colaboração no “Folha 8”, em 2012, com publicação de vários artigos de reflexão sobre o “4 de Fevereiro de 1961” e o “15 de Março de 1961”.
Em 2012, passou a ser colaborador do quinzenário “Cultura-Jornal Angolano de Artes e Letras”, onde tem publicados mais de 30 artigos de reflexão, designadamente “Cultura e Literatura”, “Literatura e Desenvolvimento Intelectual”, “Filinto Elísio de Menezes e a Literatura Angolana”, “Aculturação e Indução de Mudanças Comportamentais com o Impacto das Telenovelas Brasileira nos Luandenses”, “Arte como Estratégia de Educação Financeira”, “Educação Financeira em Línguas Nacionais”.
Publicou vários artigos no Jornal “O País”, designadamente “Dogmatismo e Intolerância Religiosa”, “Agostinho Neto e a Poesia Angolana, “A Imprensa em África no Período Colonial”, “Cultura Colonial e Literatura Colonial”.
(nota enviada ao Portal de Angola com pedido de publicação)