O Presidente da República, João Lourenço, visita esta tarde a Expo 2020 Dubai, com destaque para o Pavilhão de Angola, que assinala hoje (quarta-feira o seu dia na exposição universal.
O Chefe de Estado angolano encontra-se, desde segunda-feira, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), onde realiza uma visita oficial de três dias, com o foco no reforço da cooperação entre os dois países.
Sob o tema “Conectar com a Tradição para Inovar”, o pavilhão de Angola na Expo 2020 Dubai vai, igualmente, proporcionar aos visitantes um espectáculo músico-cultural, com artistas angolanos.
O pavilhão de Angola ocupa uma área de 2. 300 metros quadrados e possui um formato de Sona (arte etnomatemática de contar histórias através de desenhos na areia), símbolo da cultura Lunda-cokwe. Foi desenhado pela arquitecta angolana Paula Nascimento.
Orçado em mais de 4, 5 milhões de dólares, o pavilhão conta com diversas secções tais como: salão para conferências e moda, espaços para exposições temáticas, uma área da Agência de Investimento e Promoção de Exportações (AIPEX), incluindo gabinetes de apoio.
Angola na Expo Dubai
A participação de Angola na exposição universal tem como objectivo principal a promoção da cultura angolana, das potencialidades económicas e turísticas, bem como atrair investimentos estrangeiros.
Segundo a comissária-geral de Angola na Expo, Albina Assis Africano, o pavilhão recebe em média quatro mil visitantes por dia.
Esta é a oitava exposição mundial onde Angola participa. A primeira foi em Sevilha (1992), seguida de Lisboa (1998), Aichi/Japão (2005), Saragoça (2008), Xangai (2010), Yeosu (2012), Milão (2015), Astana (2017) e Dubai.
Com o lema “Conectando Mentes, Criando o Futuro”, Dubai é a primeira cidade do Médio Oriente a albergar uma Expo, no século XIX, com a Grande Exposição de Londres de 1851.
A Expo 2020 Dubai teve início a 01 de Outubro de 2021 e termina a 31 de Março de 2022.
A exposição agendada para 2020, não se realizou devido à pandemia da Covid-19. No entanto, mantém a denominação “Expo 2020 Dubai”.