26.5 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

João Lourenço em Kinshasa para a investidura de Tshisekedi

O Presidente da República, João Lourenço, chegou a Kinshasa, na manhã deste sábado, para assistir à investidura de Félix Tshisekedi como Chefe de Estado da República Democrática do Congo (RDC).

PARTILHAR
FONTE:Angop

Félix Tshisekedi foi reeleito para um segundo mandato de cinco anos, nas eleições presidenciais de 20 e 21 de Dezembro passado, com 73,34% dos votos, segundo dados da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

Dos resultados gerais, Tshisekedi foi secundado por Moïse Katumbi, ex-governador de Katanga (18,08% ), Martin Fayulu, líder da oposição (5,33%) e Adolphe Muzito (1,12%).

Os cerca de 20 outros candidatos, incluindo Denis Mukwege, vencedor do Prémio Nobel da Paz, não alcançaram o 1% dos votos.

Felix Tshisekedi chegou ao poder em Janeiro de 2019 ao vencer as eleições de 30 de Dezembro de 2018, sucedendo a Joseph Kabila.

O pleito de 2018 é considerado histórico por ter sido a primeira vez na história do país, independente da Bélgica desde 1960, que ocorria a transição política pacífica, por meio de sufrágio direito e universal.

De acordo com autoridades protocolares da RDC, vários chefes de Estado e de governo ou seus representantes devem testemunhar a cerimónia.

Os Estados Unidos da América e a União Europeia devem enviar emissários.

O estadista angolano, na qualidade de presidente CIRGL, tem prestado atenção especial as questões relacionadas com a estabilidade política e militar com iniciativas para pacificação da região leste e para a normalizar as relações com o vizinho Ruanda.

Conseguiu que os Presidentes congolês democrático e ruandês, Paul Kagame, resolvessem um contencioso fronteiriço entre Catuna e Gatuna.

João Lourenço mediou numa cimeira Tripartida entre Angola, a RDC e o Ruanda, a adopção de um acordo para a Pacificação da Região Leste da RDC, conhecido como Roteiro de Luanda.

O Chefe de Estado angolano preside a Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), que a RDC é membro.

Os dois países são igualmente membros da da Comunidades de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e Económica de Estados da África Central (CEEAC).

Com Angola, a RDC faz fronteira a sul e a oeste numa extensão de cerca de dois mil 500 quilómetros.

O país vizinho tem uma saída para o oceano Atlântico entre as províncias angolanas de Cabinda e do Zaire, e então ligados também através do caminho-de-ferro de Benguela.

Angola e a RDC partilham a exploração de petróleo junto da foz do rio Zaire, e cooperam nos domínios de defesa e segurança,

A cooperação bilateral entre Angola e a RDC tem o seu quadro jurídico assente no acordo Geral de Cooperação Económica, Científico-Técnico e Cultural, assinado em 17 de Outubro de 1978, na sequência da visita oficial ao então Zaíre, em Kinshasa, do Presidente António Agostinho Neto.

Desde então, foram assinados diversos instrumentos jurídicos e acordos bilaterais que regulam as relações e cooperação entre os dois países em diferentes sectores, como transportes rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo e fluvial, ciência e tecnologia, comercial, entre outros.

Independente da Bélgica desde 30 de Julho de 1960, a RDC ocupa uma extensão de 2 344 858 quilómetros quadrados e tem uma população estimada em 94 milhões 660 mil habitantes, segundo dados do Banco Mundial, de 2022.

O produto interno bruto (PIB) é calculado em 77,486 biliões de dólares e per capita de 843 USD. JFS/VIC

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Dez milhões de luandenses terão água canalizada até 2027

Dez milhões de cidadãos na província de Luanda vão beneficiar de água canalizada, depois de concluídos os projectos Bita...

PR felicita RDC pelo 64.º aniversário da independência

O Presidente da República, João Lourenço, felicitou esta segunda-feira o povo e o governo congolês pela celebração do 64.º...

PR felicita António Costa pela eleição à liderança do Conselho Europeu

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, enviou esta sexta-feira, uma mensagem de felicitações ao ex-primeiro-ministro de Portugal, António...

Estadista angolano recebe príncipe herdeiro do Sultanato de Omã

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta quinta-feira, em audiência,uma delegação do Sultanato de Omã, encabeçada pelo príncipe...