27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Isabel dos Santos nega qualquer ligação a bancos norte americanos e transferências associadas à sua família e ao Estado angolano

PARTILHAR

Em função da publicação em vários órgãos de comunicação social, nacional e internacional sobre alegados esquemas que associam o nome da empresária angolana Isabel dos Santos com alguns bancos norte americanos, em nota enviada ao Portal de Angola, Isabel dos Santos esclarece-se tanto ela como as suas empresas nunca foram clientes de nenhum banco norte-americano.

“É completamente falso e difamatório que um banco norte-americano ajudou a Engª. Isabel dos Santos em transferências associadas à sua família e ao Estado angolano”, lê-se no documento.

Segundo a nota, na qualidade de banco correspondente do banco BFA/BPI, o JPMorgan realiza pedidos de compliance regulares, solicitando informações sobre várias transacções e de vários clientes do banco, o que é absolutamente normal.

A título de exemplo, em 2013, os pedidos de informação adicionais que suportavam estas transacções foram solicitados pelos bancos e pelo supervisor e foram devidamente prestados. Foi, ademais, verificado que não existia nenhuma situação anómala nem nenhuma irregularidade e que se tratavam de pagamentos efectuados no âmbito de actividades comerciais ordinárias e correntes.

“A Engª. Isabel dos Santos nunca fez transferências associadas “à sua família”, sendo esta alegação falsa e difamatória. A Engª. Isabel dos Santos é uma empresária independente, não existindo nenhuma associação entre os seus negócios e a sua família. A empresária só representa os seus interesses próprios e de mais ninguém”, garante, repudiando que este esquema de lançar notícias e suspeitas para destruir a imagem da empresária e das suas empresas foi transformado numa arma de vingança e de acerto de contas.

“As transacções financeiras relatadas nos artigos jornalísticos são de 2013, ou seja, ocorreram há mais de sete anos. Esta informação é regurgitada e requentada e faz parte da campanha difamatória que continua a ser alimentada por aqueles que viram os seus rendimentos ilegítimos cortados na Sonangol quando a Engª. Isabel dos Santos ocupou o cargo de PCA de Junho de 2016 a Novembro de 2017”.

Entretanto, acrescenta, Isabel dos Santos e o seu marido, Sindika Dokolo, não fazem parte de qualquer esquema ilegal e/ou ilegítimo de circulação de fundos no sistema bancário internacional ou norte-americano.

“É clara a intenção de provocar danos reputacionais, pelo que se refuta estas falsidades e estas notícias regurgitadas e sem fundamento”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Dubai poderá estar a proteger Isabel dos Santos

O Dubai não estará a cumprir as "obrigações legais internacionais" relativamente ao mandado de detenção de Angola contra Isabel...

Isabel dos Santos acusa Portugal de cumprir agenda da justiça angolana

sabel dos Santos deu uma entrevista à rádio privada angolana “Essencial” onde falou do percurso profissional, da passagem pela...

Sonangol: Isabel dos Santos é acusada de 11 crimes

A empresária angolana Isabel dos Santos é acusada de onze crimes no processo que envolve a sua gestão na...

Unitel e Isabel dos Santos: Batalha legal em Londres

A bilionária angolanaIsabel dos Santos está a lutar contra um pedido para congelar até 580 milhões de libras (aproximadamente...