24.9 C
Loanda
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Iraque prepara-se para julgar 900 repatriados da Síria

PARTILHAR

O Iraque prepara-se para julgar cerca de 900 iraquianos repatriados da Síria por pertencerem ao grupo extremista Estado Islâmico, um crime passível de punição com a pena de morte, de acordo com fonte judicial.

“O tribunal antiterrorista recebeu os dossiês de instrução de cerca de 900 iraquianos do Estado Islâmico (EI) vindos da Síria e começamos a definir um calendário para os julgamentos”, disse à AFP a referida fonte, falando sob anonimato.

De acordo com o JN, os iraquianos foram entregues às tropas do seu país por forças curdas da Síria nos últimos meses, quando se aperta o cerco ao último reduto do EI ao longo da fronteira iraquiana.

Os iraquianos constituíram o grosso das estruturas de comando do EI, dirigidas pelo iraquiano Abu Bakr al-Baghdadi, que teve o seu apogeu em 2014, controlando vastas partes dos territórios do Iraque e da Síria.

A justiça iraquiana já julgou milhares de pessoas, nacionais e estrangeiras, condenando muitos a penas de morte ou de prisão perpétua, com os defensores dos direitos humanos a apontarem a rapidez dos julgamentos e possíveis “riscos de tortura” nos interrogatórios no Iraque.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Novo ataque de drones contra tropas americanas no Iraque

O número de ataques contra a coligação, que enviou tropas para o Iraque para combater o grupo Estado Islâmico,...

Iraque: Primeiro-ministro sobrevive a tentativa de assassinato

Al-Kadhimi saiu ileso. Mais tarde, ele apareceu na televisão iraquiana, sentado atrás de uma mesa de camisa branca, parecendo...

Estados Unidos e Iraque fecham acordo sobre fim da missão americana de combate

Chefes da diplomacia dos dois países reúnem-se hoje em Washington, três dias antes do encontro entre Joe Biden e...

Papa Francisco conclui viagem ao Iraque e apela crentes a reconstruir o país

No âmbito da sua visita ao Iraque, o Papa Francisco rezou, domingo, uma missa com milhares de...