O Irão já confirmou o ataque, num anúncio emitido através da televisão estatal. Os EUA tinham avisado Israel sobre a ameaça de um atentado iraniano “iminente” com mísseis balísticos.
O Exército israelita anunciou que o Irão já lançou mísseis contra território de Israel. Vários projéteis terão sido lançados contra o território israelita com as sirenes a soarem por todo o país.
As forças militares dizem ainda à população que se mantenha perto dos abrigos de forma a evitar os ataques aéreos.
As ordens para se abrigarem foram enviadas para os telemóveis dos israelitas e anunciadas na televisão nacional. As estações de televisão emitiram alarmes em partes de Jerusalém e no centro de Israel.
De acordo com a ABC News, que cita uma fonte israelita e um alto funcionário da administração americana, o Irão deverá lançar 240 a 250 mísseis em duas vagas contra quatro alvos em Israel, incluindo o quartel-general da Mossad e três bases aéreas.
Irão já confirmou o ataque
Num anúncio emitido através da televisão estatal, a Guarda Revolucionária do Irão informou que dezenas de mísseis foram lançados contra Israel e avisou que se o país retaliar, a resposta de Teerão será ainda mais “ruinosa”. O Irão acescentou ainda que o ataque a Israel é uma resposta à morte dos líderes do Hezbollah.
Tanto Israel como os Estados Unidos avisaram que haveria consequências se o Irão avançasse para um ataque aéreo contra território israelita.
A Jordânia suspendeu todo o tráfego aéreo sobre o país. Ao mesmo tempo, e na sequência de um anúncio radiofónico, Israel também anunciou que todas as descolagens e aterragens no principal aeroporto do país, Ben-Gurion, foram canceladas.
Netanyahu avisa israelitas de que estão a chegar “dias de grandes desafios”
Com o início da operação terrestre no Líbano e ainda a ameaça iraniana sobre Israel, Benjamin Netanyahu dirigiu-se aos israelitas para dizer que “dias de grandes desafios” estão a chegar.
Numa mensagem divulgada nas redes sociais, o primeiro-ministro israelita pediu união aos israelitas e para que “obedeçam de forma rigorosa às diretivas” militares.
Hezbollah responde a ofensiva com rockets lançados contra Israel
Após o início da operação terrestre e os avisos de evacuação de várias aldeias no sul do Líbano, o Hezbollah respondeu com vários rockets lançados contra o território israelita.
As sirenes soaram por toda a faixa central de Israel depois de vários rockets terem sido disparados a partir do Líbano contra o país.
As forças armadas israelitas alargaram as restrições de segurança na terça-feira a muitas vilas e cidades do país, incluindo Jerusalém e Telavive.
As reuniões são limitadas e os locais de trabalho e os estabelecimentos de ensino só podem abrir se tiverem acesso a espaços protegidos.
As forças armadas israelitas iniciaram aquilo a que chamaram uma operação “limitada e localizada” contra alvos do Hezbollah no sul do Líbano, efetuando “incursões terrestres direcionadas” em aldeias próximas da fronteira israelita.
Os alvos, segundo o governo, representam uma “ameaça imediata para as comunidades israelitas no norte de Israel”.