22 C
Loanda
Sábado, Setembro 21, 2024

Investimento via para desenvolver Ndalatando – administradora

PARTILHAR

A gestão parcimoniosa das despesas públicas e o investimento em infraestruturas foram apontados, segunda-feira, em Ndalatando, província Cuanza Norte, como uma das vias para fomentar o desenvolvimento sustentável desta cidade, pela administradora da circunscrição, Maria de Lourdes Salgado.

A responsável fez tal indicação durante a abertura das celebrações do 62º aniversário da elevação de Ndalatando à categoria de cidade, a assinalar-se a 28 deste mês. Na ocasião, destacou o crescimento demográfico da cidade, registado nos últimos 10 anos, que passou dos 22 mil e 243 para 165 mil e 839 habitantes, estimado em 13, 41 porcento, como facto que recomenda o contínuo investimento em infraestruturas sociais.

Para si, tal investimento vai promover a qualidade de vida dos munícipes e, com isso, corrigir-se as deficiências que ainda registam-se nos indicadores de bem-estar da população.

Para mudar de cenário, disse que a administração municipal do Cazengo vai apostar na implementação de infra-estruturas fundamentais ao desenvolvimento urbano, investindo na construção de mais escolas e unidades sanitárias para melhorar a qualidade do ensino e da assistência médica medicamentosa.

Vai também priorizar a requalificação dos sistemas de abastecimento de agua potável existentes na cidade de Ndalatando, o melhoramento das vias secundárias e terciárias da região, para garantir melhores condições de vida aos citadino.

Fazem ainda parte da aposta da administração municipal o incentivo a entrada de novos operadores na cadeia logística, às pequenas iniciativas empresariais e o fortalecimento das parcerias público-privadas nos mais variados sectores e outras acções que visam estimular as actividades económicas, visando o aumento da oferta do emprego e da renda familiar.

A aposta na gestão transparente, optando pelo reforço do diálogo com as comunidades e outros sectores da sociedade civil constitui igualmente outras das prioridades da administração municipal do Cazengo, segundo Maria de Lourdes Salgado.

O acto de abertura das festas da cidade de Ndalatando foi antecedido da inauguração pela vice-governadora do Cuanza Norte para o sector Político, Social e Económico, Leonor da Silva de Lima e Cruz, de uma exposição fotográfica que retratara o percurso histórico desta urbe.

Com cerca de 200 amostras, a exposição traz ao público imagens fotográficas que retratam as diferentes etapas que marcaram o crescimento da cidade de Ndalatando, desde os anos de 1950 ate a data presente.

Para saudar a data, a Administração Municipal do Cazengo, circunscrição administrativa que tem como sede a cidade de Ndalatando, programou diversas actividades de carácter cultural, desportiva e recreativa, exposição fotográfica, bem como mesa redonda sobre “ A génese da cidade de Ndalatando” e campanhas de limpeza em várias artérias da urbe. Culto ecuménico de acção de graças pelos 62 anos de existência da cidade, bem como a realização da Feira Internacional do Cuanza Norte e uma outra de gastronomia local, constam também das actividades das festas da cidade, que este ano comemora-se sob o signo “ Municipalização e cidadania”.

Assistiram ao lançamento do programa das festas da cidade de Ndalatando, além da vice-governadora do Cuanza Norte para o sector Político, Social e Económico, Leonor da Silva de Lima e Cruz, membros do Governo da Província, autoridades tradicionais, entidades religiosas e convidados.

Foi a 28 de Maio de 1956, que por portaria da administração colonial portuguesa, através do Diploma Legislativo 2.757, 1ª Série, número 21, do Boletim Oficial do então Governo português, a então vila Salazar ascendeu à categoria de cidade. A cidade chamava-se de vila Salazar, em homenagem ao então presidente do Conselho de Ministros português, António de Oliveira Salazar, denominação que prevaleceu até 1975, ano da conquista da independência de Angola. (Angop)

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Biden diz a Trump que os migrantes são o ‘sangue’ dos Estados Unidos

Se Donald Trump quer “baixar a temperatura política, deve parar de dizer que os migrantes estão envenenando o sangue...

Brasil não tem planos para emissão específica ligada à Amazônia, foca em títulos sustentáveis, diz Tesouro

O Brasil não tem planos de lançar um título soberano dedicado à Amazônia, disse à Reuters o subsecretário de...

UE obterá empréstimo de 35 mil milhões de euros para a Ucrânia através de ativos congelados da Rússia

Ursula von der Leyen anunciou uma iniciativa de vários milhares de milhões para ajudar Kiev a tapar o buraco...

Zelensky diz que “espera” que Biden apoie o seu plano para acabar com a guerra com a Rússia

O chefe de Estado ucraniano será recebido na Casa Branca, a 26 de setembro, por Joe Biden e, separadamente,...
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema