24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Investidores chineses com “algumas ideias” para fábricas em Portugal

PARTILHAR

O Presidente da República afirmou hoje que no seu encontro em Pequim com investidores chineses em Portugal ouviu “algumas ideias que têm a ver com fábricas, com indústrias, com o tal investimento na economia real” portuguesa.

“Isso é muito importante, porque era um dos objectivos deste contacto, era não ser apenas haver a compra de posições em empresas portuguesas, maiores ou menores, era instalar novas entidades produtivas. Sentiu-se que havia uma apetência, uma vontade de fazer isso. Isso é muito bom”, acrescentou, citado pela RTP que aponta a Lusa como fonte.

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas durante uma visita à Cidade Proibida, em Pequim, sobre o jantar que teve no sábado com altos dirigentes dos principais grupos chineses com investimentos em Portugal, entre os quais China Three Gorges, State Grid, Fosun e Haitong.

“Eu desafiei cada qual a dizer como é que via a situação e que projectos tinha para o futuro. E todos falaram à vontade em frente de todos. Isto normalmente no mundo dos negócios não é habitual, que é dizer: olhe, eu tenho este projecto, eu tenciono fazer isto, eu estou a fazer aquilo. E havia algumas ideias”, relatou.

Segundo o chefe de Estado, “o juízo unânime” dos altos dirigentes de grupos chineses foi “muito positivo sobre a experiência em Portugal” e não houve queixas.

“De uma maneira geral, pensam que a economia portuguesa soube ultrapassar a fase crítica e entrar numa velocidade de cruzeiro que é importante para investidores. Por outro lado, estão muito empenhados em manter a sua presença e alargá-la a terceiros países. Quer dizer, em conjunto com Portugal estar presentes em países de língua oficial portuguesa”, referiu.

A lista de participantes neste encontro incluiu também dirigentes ao mais alto nível da empresa chinesa do sector da água Beijing Enterprises Water Group, do grupo agroalimentar COFCO e da Sociedade de Turismo e Diversões de Macau (STDM), fundada por Stanley Ho, do Banco da China, da empresa de construção CSCEC e da Tianjin EV Energies.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou na sexta-feira à República Popular da China, para participar no fórum “Faixa e Rota”, iniciativa chinesa de investimento em infraestruturas da Ásia à Europa, em que interveio no sábado, em Pequim, e depois para uma visita de Estado, entre segunda e quarta-feira, que termina em Macau.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Angola “nunca” levantará a questão das reparações históricas, afirmou o Presidente da República durante a visita do Primeiro-ministro português

Durante a visita do Primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, a Angola, o presidente angolano, João Lourenço, afirmou que "nunca...

Primeiro-ministro português visita Angola em Julho

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, realiza uma visita oficial a Angola no dia 23 de Julho próximo, anunciou...

Euro2024: Portugal sofre, mas vence Chéquia no fim

Portugal dominou a posse de bola e teve a maior parte das oportunidades de golo, mas foram os checos...

EasyJet anuncia voos ‘low cost’ de Portugal para Cabo Verde

A partir de hoje, estão à venda os bilhetes de passagem da companhia aérea britânica low cost easyJet, que...