Dez pessoas, incluindo cinco crianças de 3 a 15 anos, morreram em um incêndio na madrugada desta sexta-feira em um prédio residencial em Vaulx-en-Velin, perto da cidade francesa de Lyon, informou o ministro do Interior francês, Gérald Darmanin.
Outras quatro pessoas ficaram gravemente feridas no incêndio, que começou no andar térreo antes de se espalhar pelo prédio de sete andares, disseram autoridades de resgate à mídia local.
O incêndio, que começou por volta das 3 da manhã no horário local, foi extinto.
Imagens nas redes sociais mostraram uma enorme nuvem escura pairando sobre o prédio no início do dia.
“Fui acordado pelos gritos”, disse um vizinho, Mohamed, ao jornal Le Progres de Lyon. “Queríamos ajudar as pessoas, mas a fumaça era muito densa.”
Outras testemunhas, citadas pela mídia local, disseram que uma mulher jogou seu filho no meio da multidão, que conseguiu pegá-lo. Ela então pulou da janela para escapar do fogo e morreu.
A promotoria de Lyon abriu uma investigação para determinar como o incêndio começou e disse que não pode descartar nenhuma hipótese, incluindo a de que alguém iniciou o incêndio deliberadamente.
Vizinhos disseram à mídia, incluindo Le Progres de Lyon e BFM TV, que invasores – possivelmente traficantes de drogas – moravam no andar térreo do prédio, localizado em um subúrbio de Lyon, onde muitos se sentem abandonados pelas autoridades públicas.
REUTERS
Por Sudip Kar-Gupta, Dominique Vidalon e Ingrid Melander