26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ilhas Maurícias: Banco Africano de Desenvolvimento investe em infraestruturas sustentáveis e resiliência da economia

PARTILHAR

O Conselho de Administração do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (http://www.AfDB.org) aprovou a 15 de dezembro de 2022, em Abidjan, o Documento de Estratégia Nacional para as Maurícias, para o período 2022-2027, e a implementação das áreas prioritárias de desenvolvimento identificadas. Para além de construir resiliência económica através da melhoria do ambiente empresarial e da produção de alto valor acrescentado, o Banco planeia concentrar os seus esforços de desenvolvimento em infraestruturas sustentáveis e na proteção ambiental.

“O principal objetivo do novo Documento de Estratégia Nacional é apoiar as ambições das Maurícias de se tornarem um país de alto rendimento até 2030 através de uma economia mais produtiva, sustentável, inclusiva e resiliente, libertando ainda mais todo o potencial do país em matéria de agricultura, tecnologias de informação e comunicação, finanças e economia azul para subir na cadeia de valor”, disse Leïla Mokaddem, Diretora Geral do Banco Africano de Desenvolvimento para a África Austral.

O apoio do Banco à primeira área prioritária, resiliência e diversificação económica, visa promover o desenvolvimento do setor privado para fomentar e construir uma economia mauriciana mais produtiva, sustentável, inclusiva e resiliente. O Banco apoiará as principais reformas económicas, regulamentares e institucionais destinadas a reduzir os custos operacionais e criar um ambiente mais atrativo para o investimento privado.

Além disso, o Banco Africano de Desenvolvimento apoiará as Maurícias na criação de um ambiente favorável ao agronegócio e no reforço da inovação e das competências para melhorar a empregabilidade, especialmente para jovens e mulheres, e preparar melhor a mão-de-obra para futuros desafios laborais. A assistência do Banco ajudará as Maurícias a diversificar melhor a sua economia e a transformá-la estruturalmente. Também ajudará a melhorar a competitividade externa e a produtividade da economia.

A segunda área prioritária visa eliminar os constrangimentos que aumentam os custos de produção e dificultam a competitividade das empresas, impedindo assim a expansão da produção na cadeia de valor. O enfoque será, portanto, no desenvolvimento de infraestruturas, particularmente nos setores da energia, água e transportes. O Banco apoiará o desenvolvimento estratégico e a modernização de infraestruturas rentáveis para aumentar a conectividade e competitividade regional e internacional das Maurícias. O apoio ao setor energético centrar-se-á na transformação do cabaz energético das Maurícias para facilitar a sua transição para a energia verde e a implementação do Roteiro das Energias Renováveis 2030.

Finalmente, o Banco irá levar em conta a resiliência às alterações climáticas em projetos de infraestruturas para melhorar a sustentabilidade e ajudar o país a mitigar o impacto hidrometeorológico nas infraestruturas.

Em 30 de setembro de 2022, a carteira ativa do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento nas Maurícias compreendia cinco operações, com um financiamento previsto de 262,29 milhões de dólares.

African Development Bank Group (AfDB).

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Biden e Xi chegam a Lima para reunião bilateral e cimeira da Apec

Os presidentes de Estados Unidos, Joe Biden, e China, Xi Jinping, chegaram a Lima nesta quinta-feira (14) para o...

Parlamentares divergem posições sobre OGE 2025

Deputados à Assembleia Nacional divergiram, esta quinta-feira, quanto à posição sobre a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE)...

Comboio expresso inicia circulação Bungo/Novo aeroporto

O Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL) iniciou, esta quinta-feira, a circulação do comboio expresso de passageiros da Estação do Bungo,...

OGE 2025 persegue materialização do Plano de Desenvolvimento Nacional

O Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2025 persegue a protecção da pessoa humana, a sua capacitação, redução da...