25 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Idosos solicitam continuidade na protecção dos direitos de cidadania

PARTILHAR

A família, a sociedade e o Estado foram chamados pelos idosos hoje, quarta-feira, em Catete, município de Icolo e Bengo, em Luanda, a protegerem os seus direitos de cidadania, visando garantir a sua participação activa nas comunidades.

A apreciação dirigida a esses três pilares da sociedade foi feita pelo idoso Gaspar Junqueira, de 77 anos de idade, no acto alusivo à comemoração do dia 30 de Novembro, dia Nacional do idoso

De acordo com o idoso, esta franja da sociedade deve ser defendida visando o bem-estar e garantia da transmissão com segurança das suas experiências.

Alertou que o envelhecimento é um fenómeno natural que atinge todos os seres vivos, razão pela qual entende, que se deve reprovar as práticas erróneas de acusações de feitiçarias, maus tratos, abuso sexual, abandono e castigo de alguns parentes dos idosos.

Por seu turno, a secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher, Alcinda Lopes da Cunha Kindanda reafirmou que o Estado vai continuar a implementar políticas para realizar acções comuns a favor da pessoa idosa e estabelecer as linhas de actuação que contribuam para efectivação das suas atribuições e responsabilidades.

Assegurou uma actuação intersectorial e multidisciplinar para para o acompanhamento destes e alertou às famílias e a comunidade que o lugar do idoso é na família porque a responsabilidade primária de cuidar o idoso é dos filhos e dos membros da família imediata, sendo que, a institucionalização deverá ser sempre a última alternativa.

Durante a comemoração, foram agraciados vários idosos com certificado de mérito por terem contribuído com acções sociais em suas comunidades, tendo recebido cestas básicas, rádios e máquinas de costura.

O evento foi abrilhantado pelo músico Baló Januário e o grupo tradicional “Cabecinha”.

ANGOLA

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Festas da cidade de Benguela de regresso com vários atractivos culturais

As festas da cidade de Benguela, que completa 407 anos a 17 de Maio, vão ser celebradas com várias...

Rui Falcão quer reflexão sobre contribuição dos jovens

O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, pediu aos jovens angolanos para reflectirem sobre o papel essencial que...

Ministro da Defesa orienta acto central do 4 de Janeiro

De acordo com o programa da efeméride, o ministro chega nas primeiras horas de quinta-feira ao município de Xá-muteba,...

Angola celebra 48 anos de independência com foco no desenvolvimento

Este ano, o acto central das festividades tem lugar na província da Lunda Sul, sob o lema “11 de...