O recenseamento eleitoral na zona centro do país está longe da meta, anunciou em Manica, o presidente da Comissão Nacional de Eleições, Abdul Carimo.
De acordo com o Folha de Maputo, com a passagem do ciclone Idai e Kenneth na zona centro do país, várias pessoas ficaram afectas e a CNE teve que reforçar a educação cívica.
“Até então registamos em todo o país 1.706.362 eleitores o que corresponde a 23.24 por cento da meta. Se mantivermos nesta actuação, temos garantia que vamos atingir 80 por cento”, justificou Abdul Carimo.
Carimo que efectua a sua primeira visita à província de Manica desde que assumiu as funções de presidente da CNE diz que com a redução do número de eleitores e as actuais projecções a indicarem o alcance de cerca de 80 por cento, a meta prevista não será cumprida.
Refira-se que a CNE tinha como meta inicial do recenseamento 14 milhões de eleitores, mas decorridos os primeiros 15 dias, apenas um milhão e setecentos mil eleitores foram inscritos desde o arranque do recenseamento eleitoral.