Caála – O município da Caála, 23 quilómetros a oeste da capital da província do Huambo, contará em 2015 com um núcleo da Universidade José Eduardo dos Santos, para permitir que a juventude local possa dar continuidade à sua formação sem ter que deslocar-se à capital provincial.
A garantia é do vice-governador do Huambo para o sector técnico e infra-estruturas, Calunga Francisco Quissanga, em declarações à Angop, hoje, no final de uma jornada de campo que efectuou.
Informou que o edifício onde vai funcionar o referido núcleo universitário começa a ser erguido ainda este ano e estará localizado entre a cidade da Caála e a vila comunal da Calenga, numa área já identificada.
Inicialmente, esclareceu, serão construídas 20 salas de aula, numa área de cinco dos 20 hectares da superfície destinada ao ensino universitário, salientando que a fase seguinte contempla a construção de laboratórios, bibliotecas e demais infra-estrutruras indispensáveis para uma formação de qualidade.
“Este é um projecto social que está a ser implementado através de uma equipa multi-sectorial do governo da província do Huambo, visando expandir o sistema do ensino superior nos municípios, para aumentar os níveis académicos da população local sobretudo os jovens”, manifestou.
Durante a sua estada neste município, Calunga Francisco Quissanga visitou o edifício do palácio do administrativo cujas obras de reabilitação estão paralisadas há quatro anos e as futuras instalações da administração municipal da Caála, que serão reabilitadas em breve. (portalangop.co.ao)