26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Guterres denuncia uma Rússia à frente da ONU

PARTILHAR
FONTE:EURONEWS

Não foi o facto de ser a Rússia a presidir o Conselho de Segurança da ONU que impediu o secretário-geral de expor frontalmente a devastação que Moscovo está a causar.

O embate decorreu em plena sessão do conselho, com António Guterres a apontar com bastante clareza quem está a violar o direito internacional.

Para Guterres, “as tensões entre grandes potências atingiram um pico histórico, assim como os riscos de conflito, entre as desventuras ou os erros de cálculo. A invasão russa da Ucrânia, em violação da Carta das Nações Unidas e da lei internacional, está a provocar um sofrimento massivo e a devastação do país e do seu povo, agravando a instabilidade económica global desencadeada pela pandemia de Covid-19”.

“Como na Guerra Fria, mais uma vez nos aproximamos de um limite perigoso, se calhar ainda mais perigoso. A situação é agravada pela perda de fé no multilateralismo, pela agressão financeira e económica do Ocidente que destrói os benefícios da globalização, com os Estados Unidos e os seus aliados a abandonar a diplomacia e fazer braço de ferro no terreno de batalha. Tudo isto dentro das paredes da ONU, criada para evitar os horrores da guerra”, contrapôs Sergey Lavrov, o responsável diplomático russo.

Os embaixadores da UE denunciaram o “cinismo” da Rússia. A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield, pediu diretamente a Lavrov a libertação de norte-americanos detidos na Rússia, incluindo o jornalista Evan Gershkovich.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Procurador venezuelano questiona acidente de Lula e o acusa de ‘engano’ por veto nos Brics

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, questionou neste sábado (26) o acidente doméstico sofrido pelo presidente do Brasil,...

Trump gaba-se de falar com Netanyahu quase todos os dias

O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (23) que mantém...

Cimeira dos BRICS reúne-se na Rússia para a primeira reunião desde o alargamento, num clima de tensões geopolíticas globais

Os líderes do grupo BRICS+ darão início à primeira cimeira do bloco desde a nomeação de novos membros este...

Dúvidas sobre idoneidade da justiça são entraves à cooperação

A percepção da falta de idoneidade do sistema de justiça angolano continua a afetar a imagem de Angola no...