26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Guiné-Conacry: Angola condena de golpe de estado

PARTILHAR

O Governo de Angola condenou, esta segunda-feira, o golpe de Estado na Guiné, perpetrado domingo por um grupo de forças especiais e que culminou com a detenção do Presidente Alpha Condé.

Em comunicado, o Ministério angolano das Relações Exteriores considera a acção como grave, anti-democrática, inconstitucional e violadora dos princípios das declarações de Argel e de Lomé, da União Africana (UA), de 1999 e 2000, sobre as mudanças inconstitucionais.

No quadro dos princípios dessas declarações, os países africanas não devem reconhecer governos que resultam de golpes de Estado.

O documento sublinha que Angola apoia a declaração conjunta do presidente em exercício da União Africana e do presidente da Comissão da UA, bem como a declaração do presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

O Governo angolano manifesta a sua solidariedade ao povo guineense e apela os autores desse acto a libertarem incondicionalmente o Presidente Alpha Condé e a preservarem a sua integridade física.

Insta igualmente o pronto retorno à ordem constitucional, em salvaguarda da paz e da estabilidade na República da Guiné, frisando estar a acompanhar “com muita preocupação os acontecimentos na República da Guiné”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Todas as atenções estão voltadas para o Congresso Extraordinário do MPLA

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Continua no segredo dos deuses o conteúdo da proposta de “ajustamento estatutário” que o 8ºCongresso Extraordinário...

Segundo o FMI, o crescimento na África Subsariana está a divergir entre dois grupos, e Angola está no grupo de trás

A África Subsariana alberga nove das vinte economias que mais crescem no mundo este ano, de acordo com o...

Projecto Angola LNG de 12 mil milhões de dólares planeia expansão à medida que aumenta a procura de gás

Os fornecimentos adicionais esperados de gás natural durante o próximo ano levaram o consórcio que opera o projecto Angola...

Haja Homem!

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Em qualquer geografia do mundo mais politicamente consolidada do ponto de vista democrático, entenda-se democracia...