As autoridades da Guatemala reduziram hoje para 18 o número de mortos que resultaram de um atropelamento, depois de terem indicado 30 mortos num balanço divulgado anteriormente, adiantando que há 19 pessoas feridas.
Segundo o Observador que cita a Lusa, o balanço anterior apontava para três feridos no atropelamento. O responsável pelos bombeiros municipais, Mario Upun, declarou à agência de notícias EFE que entre os 18 mortos está uma criança de 8 anos.
A mesma fonte referiu que a “grande confusão no local do acidente”, que ocorreu na quarta-feira, levou à informação inicial, errada, de 30 mortos.
O ministério da Saúde Pública e Assistência Social indicou ainda que 19 pessoas estão internadas em vários centros hospitalares do país.
Um veículo pesado de mercadorias atingiu, na quarta-feira, um grupo de pessoas na entrada da Nahualá, cidade do departamento de Solola, na altura do quilómetro 158 da Rota Interamericana.
O acidente ocorreu quando, de acordo com testemunhas, várias pessoas estavam no local a ver um homem que tinha tido um acidente de trânsito minutos antes.
O condutor do veículo, de 28 anos, tentou fugir do local do acidente, mas acabou por ser detido pelas forças de segurança.
Residente no departamento de Quetzaltenango, o condutor do pesado pode ser acusado de homicídio culposo.
Entre os feridos, distribuídos em diferentes hospitais, existem quatro menores.
O Governo da Guatemala declarou “luto nacional” durante três dias e coordenou “ações” para fornecer “apoio total às famílias das vítimas, bem como a assistência médica para os feridos”.